Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Trabalhadores da General Motors cumprem duas semanas de greve

Os trabalhadores do gigante norte-americano General Motors (GM) cumpriram hoje duas semanas de greve, enquanto a empresa e o sindicato United Auto Workers (UAW) retomaram as negociações para alcançar um novo acordo laboral.

Trabalhadores da General Motors cumprem duas semanas de greve
Notícias ao Minuto

06:28 - 01/10/19 por Lusa

Economia Greve

Os quase 50 mil trabalhadores em greve nos Estados Unidos começam a receber, a partir de hoje, 250 dólares (cerca de 230 euros) por semana, provenientes dos fundos do UAW, o maior sindicato do setor automóvel.

A paralisação, a primeira em 12 anos e que afeta 33 centros de produção e 22 de distribuição nos Estados Unidos, teve início no passado dia 16, quando expirou o acordo laboral alcançado há quatro anos e cuja renovação estava a ser negociada.

Embora a greve afete apenas fábricas nos Estados Unidos, a paralisação está também a causar problemas nos centros de produção da GM no Canadá e nos EUA, devido à falta de componentes para a montagem de veículos e peças.

Desde o início das negociações que o sindicato tem tentado evitar que a GM encerre as linhas de produção localizadas nos estados de Ohio e Michigan.

A empresa argumenta que é necessário encerrar instalações para responder às mudanças no mercado automóvel e considera o sindicato demasiado exigente quando pede aumentos salariais, melhor cobertura médica e outros benefícios laborais para os cerca de 48 mil trabalhadores.

As negociações ficaram marcadas por alguma polémica depois do presidente da GM, Gary Jones, enfrentar suspeitas de corrupção por alegadamente ter usado dinheiro da organização para se alojar em hotéis de luxo, comprar charutos e jogar golfe.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório