Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Parpública passa de prejuízo a lucro de 46,5 milhões até junho

A Parpública passou de prejuízo a lucro de 46,5 milhões de euros até junho, mais 50 milhões de euros face igual período do ano passado com a aplicação dos mesmos critérios contabilísticos, divulgou hoje a 'holding' do Estado.

Parpública passa de prejuízo a lucro de 46,5 milhões até junho
Notícias ao Minuto

13:23 - 30/09/19 por Lusa

Economia Parpública

De acordo com o relatório e contas consolidadas relativas ao primeiro semestre, hoje divulgado à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM), o resultado consolidado do grupo Parpública no primeiro semestre de 2019 atingiu os 46,5 milhões de euros, valor que compara com o prejuízo de oito milhões de euros no período homólogo.

"Verifica-se assim uma melhoria muito significativa do resultado consolidado, a qual teve origem, no essencial, na própria Parpública e nas empresas do Grupo AdP [Águas de Portugal], sendo, no entanto, de sublinhar que todos os segmentos das atividades operativas apresentam resultados positivos, tal como havia já acontecido em 2018", refere a empresa.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Parpública, Miguel Cruz, destaca que "este resultado é obtido apesar da sazonalidade reconhecida nalgumas atividades e empresas, que tradicionalmente condiciona os resultados consolidados do primeiro semestre".

O resultado anual de 2018 foi de 70,4 milhões de euros.

"O crescimento dos resultados traduz uma evolução muito favorável do desempenho das várias empresas do grupo, onde todos os segmentos de negócio registam resultados positivos e, no essencial, superiores aos do primeiro semestre de 2018", afirmou.

Entre o universo da Parpública estão as participações na TAP, GalpÁguas de Portugal, EstamoFLORESTGAL, Companhia das Lezírias, Baía do Tejo, InapaSagesecurLisnave, Imprensa Nacional Casa da Moeda, entre outras.

As suas atividades distribuem-se assim pelas áreas de gestão e promoção imobiliária, exploração agrícola, pecuária e florestal, produção de moeda, publicações e produtos de segurança, águas e mercados abastecedores.

No conjunto das atividades operativas destaca-se o contributo das empresas do Grupo Águas de Portugal para a formação do resultado consolidado, o que, aliás, vem sendo uma constante nos últimos anos, com as empresas do Grupo AdP a alcançarem no primeiro semestre um resultado líquido de 47,7 milhões de euros, superior em cerca de 3,5% ao alcançado no primeiro semestre de 2018.

De acordo com o responsável, o aumento dos resultados do grupo foi por outro lado, em grande medida, influenciado pelos efeitos positivos da redução do seu endividamento, que mantém uma trajetória de forte redução, tendo diminuído, neste triénio, de 3,6 mil milhões no início de 2017 para 2,7 mil milhões no início de 2018, 2,2 mil milhões no início de 2019 e 1,5 mil milhões no final do primeiro semestre de 2019.

Esta redução, e a inerente diminuição dos juros suportados, tem vindo a contribuir de forma muito significativa para a obtenção de resultados líquidos positivos e para a consolidação da situação financeira da 'holding' e do grupo, sinalizou Miguel Cruz.

Em consequência, acrescentou, os indicadores financeiros continuam a evoluir muito favoravelmente, demonstrando a adequação da estratégia que vem sendo seguida e que visa o reforço da sustentabilidade económica e financeira, nomeadamente com as melhorias dos rácios de solvabilidade e de autonomia financeira, que passaram, entre períodos semestrais homólogos de 2018 e de 2019, de 120% para 150% e de 55% para 60%, respetivamente.

Segundo Miguel Cruz, o grupo cumpre assim "o triplo objetivo" de reduzir dívida, incrementar o investimento (em 60% entre períodos semestrais homólogos), e melhorar os resultados.

Durante este ano, a Parpública tem vindo a vender algumas posições de interesse não estratégico, estando ainda planeada, até ao final do ano, a alienação da sua participação na Isotal - Imobilária do Sotavento do Algarve, onde detém 31,06%.

Por outro lado, a Parpública reforçou as suas posições na Inapa e na Sagesecur, estando em curso uma nova operação "a anunciar em breve".

Para a empresa, o segundo semestre de 2019 será um período em que a evolução dos negócios e os desafios associados a perturbações, particularmente de natureza geopolítica, exigirão o reforço dos mecanismos de acompanhamento e de articulação estratégica.

No entanto, segundo Miguel Cruz, os resultados alcançados no primeiro semestre justificam a existência de perspetivas positivas para o segundo semestre no que se refere à generalidade dos negócios e das atividades do grupo.

[Notícia corrigida pela agência Lusa às 15h39]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório