Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Indicador de sentimento económico cai na zona euro e na UE em setembro

O indicador de sentimento económico registou uma queda de 1,4 pontos na zona euro e na União Europeia (UE) em setembro, devido à diminuição da confiança na indústria e à redução das vendas a retalho, divulgou hoje Bruxelas.

Indicador de sentimento económico cai na zona euro e na UE em setembro
Notícias ao Minuto

11:19 - 27/09/19 por Lusa

Economia UE

Em comunicado, a Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (DG ECFIN) da Comissão Europeia aponta que esta "redução acentuada" se deveu a "uma deterioração substancial da confiança na indústria e a um ligeiro declínio no comércio a retalho", assistindo-se, então, a pessimismo e a cautela nestes setores.

Ainda assim, a situação foi atenuada, em setembro, pela "melhoria da confiança dos consumidores", com os agregados a familiares a tornarem-se mais positivos em relação às suas expectativas para a situação económica e a terem melhorias nas respetivas situações financeiras.

Já a confiança nos setores dos serviços e da construção manteve-se estável, sendo que estes se mostraram mais otimistas, acrescenta aquela direção-geral do executivo comunitário.

Assim, em setembro, o indicador de sentimento económico fixou-se em 101,7 pontos na zona euro e em 100 pontos na UE.

Aludindo à situação nas maiores economias da zona euro, a DG ECFIN assinala que este indicador de sentimento económico "baixou significativamente" na Holanda e em Espanha em setembro (em -3,1 pontos em ambas), tendo também caído na Alemanha (-1,2) e em Itália (-0,8).

Já em França manteve-se inalterado (com uma variação de 0,2).

Em Portugal, registou-se uma ligeira diminuição do indicador de sentimento económico em 0,7 pontos para um total de 105,8 em setembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório