Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Haitong Bank passa de prejuízo a lucro de 11 milhões no 1.º semestre

O Haitong Bank (antigo BES Investimento) teve um lucro de 11 milhões de euros no primeiro semestre do ano, face ao prejuízo de 2,1 milhões de euros no mesmo período do ano passado, divulgou hoje o banco.

Haitong Bank passa de prejuízo a lucro de 11 milhões no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

15:09 - 24/09/19 por Lusa

Economia Banca

Em comunicado de imprensa, o banco informou que, entre janeiro e junho, o produto bancário atingiu os 57 milhões de euros, um aumento de 30% face ao mesmo período do ano passado.

Já os custos operacionais ascenderam a 39 milhões de euros, o mesmo valor que no período homólogo.

O banco indica que o "sólido resultado [lucro de 11 milhões de euros] teve origem no crescimento homólogo de 30% do produto bancário para 57 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2019, bem como em melhorias de níveis de eficiência".

Já o lucro operacional atingiu os 18 milhões de euros até junho, o que compara com os 5 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado.

O banco teve imparidades e provisões no valor de um milhão de euros, face aos 23 milhões de euros registados no período homólogo.

De acordo com o presidente executivo, Wu Min, citado em comunicado, os resultados hoje apresentados demonstram "a sustentabilidade do modelo de negócio do banco" que "permitiu ao Grupo Haitong expandir a sua atividade 'cross-border' por novas geografias", combinando a "presença nos mercados ocidentais com um acesso único aos fluxos de transações chinesas".

Além de Portugal, o Haitong Bank está presente em Espanha, no Reino Unido, na Polónia e no Brasil.

Quanto a indicadores de solvabilidade, o banco terminou o primeiro semestre com "um rácio de fundos próprios principais de nível 1 (CET1) de 24% e um rácio de fundos próprios totais de 30%".

O banco indica também que recebeu autorização do Banco de Portugal para o estabelecimento de uma sucursal em Macau, "cujo início de atividade está dependente da conclusão do processo de autorização junto da AMCM, a entidade reguladora local".

"Esta autorização é um passo crucial para o desenvolvimento da estratégia do Banco no futuro", adianta o Haitong.

O Grupo Haitong comprou em 2015 o ex-BES Investimento ao Novo Banco, para o qual passou em 2014 aquando da resolução do Banco Espírito Santo (BES).

A compra do ex-BESI foi a primeira aquisição do Haitong fora da China.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório