Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Centeno fala em duas vitórias financeiras: a CGD e o saldo orçamental

O ministro das Finanças, Mário Centeno, esteve a responder às questões dos utilizadores na rede social Facebook, na conta do Partido Socialista.

Centeno fala em duas vitórias financeiras: a CGD e o saldo orçamental
Notícias ao Minuto

12:59 - 24/09/19 por Notícias ao Minuto

Economia Ministro

O ministro das Finanças, Mário Centeno, esteve, esta terça-feira, a responder às questões dos utilizadores na página do Partido Socialista na rede social Facebook. Entre os temas abordados, Centeno falou sobre os números divulgados pelo INE e definiu ainda duas vitórias financeiras do atual Governo: a recapitalização da CGD e o cumprimento do saldo orçamental. 

"Não vale a pena dizer que os números são do passado, porque ainda há uma semana serviam para dizer que crescíamos pouco", disse Mário Centeno, em resposta às questões que vão sendo colocadas pelos utilizadores. 

Sobre o investimento, Centeno diz que o mesmo "tem ciclos, como todas as variáveis económicas", justificando que o mesmo aumentou ao longo desta legislatura. 

Sobre a banca, o ministro das Finanças assegura que "temos hoje bancos mais bem capitalizados", mas é necessário "cuidar sempre da dimensão financeira do país". 

"A CGD é o banco mais importante do nosso sistema bancário, não só pela sua dimensão, mas por ser um banco público", adiantou ainda o ministro. "A grande vitória desta legislatura foi partilhada entre a capitalização da CGD em 2018 e termos cumprido o saldo orçamental. São estas as duas vitórias financeiras."

Centeno refere que neste momento a economia portuguesa está num objetivo de médio prazo: "No nível de saldo orçamental que permite a uma economia resistir a uma crise sem cortar investimento, aumentar impostos ou colocar em causa programas sociais", acrescentou. 

O ministro adiantou ainda que o objetivo de um próximo Governo liderado pelo PS é terminar com a "dívida pública abaixo dos 100% do PIB", concluiu. 

Acompanhe aqui as respostas do ministro das Finanças: 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório