Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Alterações climáticas: Costa quer "mudar o paradigma" da mobilidade

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje, no arranque da campanha socialista para as eleições legislativas de 6 de outubro, que "mudar o paradigma da mobilidade" em Portugal é fundamental para combater as alterações climáticas.

Alterações climáticas: Costa quer "mudar o paradigma" da mobilidade
Notícias ao Minuto

09:39 - 24/09/19 por Lusa

Economia Primeiro-ministro

"Como temos ouvido a partir de Nova Iorque, o combate das alterações climáticas é um desafio global", frisou António Costa, em frente à Câmara Municipal do Barreiro, distrito de Setúbal, acompanhado pela secretária-geral do partido e cabeça de lista por Setúbal, Ana Catarina Mendes, pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que é natural do Barreiro, e pelo presidente daquela autarquia socialista, Frederico Rosa.

Costa acrescentou que a luta contra as alterações climáticas "só se ganha com ação local", sendo, por isso, necessário "mudar o paradigma da mobilidade" em Portugal.

O secretário-geral socialista aproveitou a manhã para viajar a bordo de um dos novos autocarros que circulam no Barreiro, seguindo para uma viagem entre as estações de Coina e do Pragal numa das novas composições da Fertagus.

O candidato lembrou o lançamento dos concursos para renovação da frota de transportes públicos, em 2016 e 2018, como um passo em frente para "controlar a tempo e horas o que é controlável nestas alterações climáticas".

Estes concursos permitiram adquirir "um total de 700 novos autocarros" para os "serviços de transporte de todo o país", uma medida que Costa destacou como sendo importante, uma vez que os automóveis são responsáveis por "25% das emissões [de dióxido de carbono]" por ano.

Do número total de veículos para renovar as frotas de transportes públicos, 60 têm como destino o Barreio e metade já circula nas ruas, garantiram o secretário-geral do PS e o o autarca do Barreiro.

"[O investimento nos transportes públicos] só na Área Metropolitana de Lisboa (AML) permitiu aumentar em 30% o número de pessoas que usam o transporte público", sublinhou, elencando que o reforço na oferta tem de fazer face à "nova procura".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório