Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Euro cai pela quarta sessão consecutiva e fica abaixo dos 1,10 dólares

O euro caiu hoje pela quarta sessão consecutiva, ficando abaixo dos 1,10 dólares, quando o presidente cessante do BCE defendeu a existência de um "instrumento orçamental central" devido à falta de confiança entre os Estados-membros.

Euro cai pela quarta sessão consecutiva e fica abaixo dos 1,10 dólares
Notícias ao Minuto

18:32 - 23/09/19 por Lusa

Economia Moeda

Às 18h01 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0987 dólares, quando na sexta-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1010 dólares.

O euro também cedeu face ao iene, mas subiu em comparação com a libra.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou hoje a taxa de câmbio de referência do euro em 1,0985 dólares.

O presidente cessante do Banco Central Europeu defendeu hoje, em Bruxelas, a existência de um "instrumento orçamental central" na zona euro, ainda que "perfeitamente consciente das dificuldades políticas" para o criar, devido à "falta de confiança" entre Estados-membros.

No seu "diálogo" de despedida com a Comissão de Assuntos Económicos e Financeiros do Parlamento Europeu, perante a qual compareceu ao longo dos últimos oito anos enquanto presidente do BCE -- cargo que abandonará em 31 de outubro, cedendo o posto à francesa Christine Lagarde -, Mario Draghi passou em revista algumas das "lições" retiradas do seu mandato e, entre as falhas detetadas, apontou a ausência de um instrumento orçamental centralizado na área do euro.

"Ao comparar a resposta da zona euro à crise com a resposta de outras economias avançadas, é evidente que estas últimas foram capazes de alcançar na altura uma combinação de políticas macroeconómicas melhor, graças a ações mais decisivas tanto no domínio orçamental como no financeiro", declarou, apontando que "uma diferença fundamental", comparando por exemplo com a resposta dos Estados Unidos, "foi a falta de um instrumento orçamental central, para atuar de forma contracíclica ao nível federal".

"Estou perfeitamente consciente das dificuldades políticas para construir um tal instrumento na zona euro. Também existem dificuldades semelhantes nas discussões sobre como completar a união bancária e no estabelecimento de uma verdadeira união de mercados de capitais", observou o presidente do BCE.

Divisas..........hoje.................sexta-feira

Euro/dólar.......1,0987....................1,1010

Euro/libra......0,88395.................. 0,88126

Euro/iene........118,13................... 118,77

Dólar/iene.......107,51................... 107,88

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório