O presidente executivo (CEO) da everis Portugal, Miguel Teixeira, explicou, em entrevista à agência Lusa, que o projeto piloto daquele centro começou há dois anos "com algumas pessoas" e arranca agora com 150 consultores e a previsão de contratar igual número no espaço de ano e meio.
Segundo Miguel Teixeira, a consultora pertencente ao grupo NTT Data concorreu com outras possíveis localizações, como a Roménia, Espanha e Marrocos, para a instalação daquele centro na capital portuguesa.
"Sabemos que vamos ser provavelmente mais caros do que outras localizações. [...] O nosso objetivo não é ter um centro de baixo custo. [...] É ter um centro de alta qualidade", acrescentou.
Miguel Teixeira esclareceu também que, após 20 anos de presença em Portugal e apesar de a "missão" prioritária da consultora ser a de trabalhar para o mercado nacional, surgiu a necessidade de apostar também em outros mercados, como o alemão, inglês, espanhol e italiano.
O novo centro contribuirá para atingir o objetivo a médio prazo de ter "10 a 20%" de atividade dedicada exclusivamente a mercados estrangeiros.
Destacando a arquitetura das novas instalações "pensada para servir os modelos de trabalho atuais", o CEO da everis Portugal considerou que "o segredo de um centro destes está, em primeiro lugar, na capacidade de atrair e reter as melhores pessoas", dando-lhes condições favoráveis de trabalho.
O novo centro de serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação, cuja inauguração oficial tem lugar na terça-feira, vai servir, numa fase inicial, sobretudo clientes dos setores automóvel, seguros, banca e retalho.
O espaço tem capacidade para 320 postos de trabalho, mas, segundo a empresa, 33% do trabalho vai ser realizado em regime de teletrabalho e 80% dos projetos vão ser feitos em modo remoto.
Miguel Teixeira adiantou ainda que "provavelmente nos próximos seis meses" a everis Portugal vai ter pelo menos mais um centro semelhante a este, que deverá ser instalado no interior do país.
A everis é uma consultora multinacional, pertencente ao grupo japonês NTT Data, que fornece soluções de negócio, estratégia, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e 'outsourcing', que, em Portugal, é constituída por mais de 1.000 consultores.