Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Thomas Cook: O que saber sobre o operador turístico que anunciou falência

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou hoje falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em "liquidação imediata".

Thomas Cook: O que saber sobre o operador turístico que anunciou falência
Notícias ao Minuto

11:23 - 23/09/19 por Lusa

Economia Thomas Cook

O grupo precisava de arrecadar 200 milhões de libras (cerca de 227 milhões de euros) em fundos adicionais, reivindicados pelos bancos, como o RBS ou o Lloyds.

Eis alguns pontos essenciais sobre o grupo Thomas Cook:

- A falência da Thomas Cook afeta 22.000 funcionários, dos quais 9.000 correspondem ao Reino Unido.

- As autoridades terão agora que organizar um repatriamento de cerca de 600.000 turistas em todo o mundo, incluindo 150.000 para a Grã-Bretanha.

- A operação de repatriamento começa hoje e dura até 06 de outubro. Estima-se que serão necessários o dobro dos esforços feitos em 2017, aquando do colapso da companhia aérea Monarch.

- A empresa, que lutava contra dificuldades financeiras há alguns anos, vendia pacotes turísticos para 19 milhões de clientes em todo o mundo.

- Existem 51 destinos afetados em cerca de 16 países onde o grupo operava.

- A grave situação financeira da empresa teve impacto imediato junto de clientes que gozam de pacotes de férias organizados pela operadora de viagens no exterior. Estes não conseguiram sair dos complexos (hotéis e 'resorts') sem pagar os valores decorrentes das estadas, já depois de terem efetuado o mesmo pagamento à Thomas Cook.

- Vários cidadãos que estavam de férias na Tunísia disseram no domingo à BBC que foram impedidos de sair dos hotéis.

- O grupo britânico registou no ano passado perdas avaliadas em 1.500 milhões de libras (cerca de 1.680 milhões de euros), correspondentes ao primeiro semestre do ano fiscal.

- A empresa, com 178 anos de atividade, tentou até ao último momento garantir o seu futuro, com a sua administração a realizar reuniões de emergência no domingo, num derradeiro esforço para obter 227 milhões de euros em fundos adicionais exigidos pelos bancos.

- A Thomas Cook, fundada em 1841 no condado inglês de Leicestershire, tinha previsto assinar esta semana um pacote de resgate com o seu maior acionista, o grupo chinês Fosun, estimado em 900 milhões de libras (1.023 milhões de euros), mas tal foi adiado pela exigência dos bancos de que o grupo tivesse novas reservas para o inverno.

- O grupo possui 105 aeronaves e 200 hotéis e complexos hoteleiros com a sua marca.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório