Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2019
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Edição

INE revê em baixa défice de 2018 para 0,4% do PIB

A estimativa anterior apontava para que o défice do ano passado se tivesse fixado em 0,5%.

INE revê em baixa défice de 2018 para 0,4% do PIB

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) reviu em baixa o défice de 2018 para 0,5% do produto interno bruto (PIB), esta segunda-feira. A estimativa anterior apontava para que o défice daquele ano se tivesse fixado em 0,5%.

"De acordo com os dados provisórios, o setor institucional das AP registou uma necessidade líquida de financiamento de 910,9 milhões de euros em 2018, o que corresponde a 0,4% do PIB (912,8 milhões de euros e 0,5% do PIB na versão provisória anterior, publicada em março passado)", pode ler-se no relatório do INE.

Esta revisão acontece no âmbito da segunda notificação do Procedimento por Défice Excessivo (PDE). No ano passado, sublinhe-se, o ministro das Finanças, Mário Centeno, tinha previsto um défice de 0,7% - o que significa que o valor do défice ficou ainda mais abaixo da meta do que o previsto anteriormente. 

Relativamente a 2019, o INE divulgou também que o défice dos primeiros seis meses se fixou em 0,8%.  Para o conjunto deste ano, o Governo antecipa um défice orçamental de 0,2% do PIB, valor que apresentou no Orçamento do Estado para 2019 e que manteve no Programa de Estabilidade 2019-2023.

O ministro das Finanças agendou uma conferência de imprensa para as 12h30, para reagir aos números divulgados pela agência de estatísticas esta segunda-feira. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório