Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Sucesso das privatizações em Angola não pode ser avaliado no curto prazo

Uma especialista do International Finance Corporation (IFC), instituição do Banco Mundial, defende que o sucesso do programa de privatizações do Governo angolano não depende apenas do encaixe financeiro e não deve ser avaliado só no curto prazo.

Sucesso das privatizações em Angola não pode ser avaliado no curto prazo
Notícias ao Minuto

10:27 - 21/09/19 por Lusa

Economia Angola

Em entrevista à Lusa, Katia Daúde, representante interina do IFC para Angola, que assessora as autoridades angolanas no processo, sublinhou que na lista das 195 empresas a privatizar encontram-se várias entidades que receberam investimentos públicos e foram criadas para responder a necessidades produtivas e infraestruturas de que o país necessitava, mas muitas delas não se encontram a funcionar ou não produziram os resultados esperados.

Por isso, para a responsável do IFC, instituição vocacionada para o setor privado nos países em desenvolvimento, "o mais importante é ver como as empresas a ser privatizadas estarão a funcionar dentro de alguns anos".

De acordo com o programa de privatizações, apresentado em agosto, serão alienadas total ou parcialmente 195 entidades, através de concurso público, leilão em bolsa ou oferta pública, até 2022, incluindo a petrolífera Sonangol, a transportadora aérea TAAG ou a cervejeira Cuca.

Questionada sobre as perspetivas de encaixe financeiro do programa, Katia Daude não quis entrar em detalhes: "Estamos mesmo no início do processo, ainda não fizemos avaliação às empresas", justificou, adiantando que o acordo de assessoria do Banco Mundial com o Governo angolano foi celebrado há pouco mais de um mês.

Além disso, "o encaixe financeiro é importante, mas é apenas um momento, único", continuou, assinalando que o IFC está mais atento "ao que isto possa gerar para a economia, a nível de empregos, receitas fiscais e PIB".

Quanto ao período definido para as privatizações, reconhece que "é ambicioso", mas encara o calendário como "um compromisso do Governo" com o processo.

"O que interessa é fazer o processo bem feito, o Governo irá ponderar com certeza entre fazer rápido e fazer bem", reforçou, insistindo que "o sucesso do programa não tem a ver com a rapidez nem com o encaixe", mas sim com os seus resultados a longo prazo.

Para Katia Daúde, este é um passo importante na diversificação económica de Angola.

"A economia tem estado muito concentrada no setor petrolífero e o próprio setor privado ocupa um espaço reduzido e muito centrado nesta área", salienta, acrescentando que "o setor privado é importante" e pode "trazer oportunidades", aumentar o investimento externo e reforçar o 'know-how'.

"O principal neste investimento é saber como será feito. O sucesso será avaliado em função do investimento adicional que pode trazer e a maneira como estas empresas poderão estar a trabalhar dentro de alguns anos" e a rentabilidade que trarão ao país, já que o objetivo "é dinamizar a economia", salientou.

Sobre as reformas que têm sido levadas a cabo para melhorar o ambiente de negócios em Angola, indicou que subsistem constrangimentos em termos de energia, transportes e infraestruturas e no setor financeiro, identificados num diagnóstico recente do IFC sobre o setor privado em Angola.

A responsável elogiou, no entanto, algumas das medidas que têm estado a ser tomadas pelo executivo liderado por João Lourenço: "Vemos com bons olhos a mudança à lei do investimento privado, que desobrigou da necessidade de parcerias locais, bem como as mudanças nos sistemas de vistos e acesso dos investidores, que se queixavam muito que fazer negócio em Angola era muito complicado".

A especialista do IFC considera que estas medidas são uma "indicação do compromisso que o Governo tem com a diversificação económica e promoção do investimento em Angola", que está também a trabalhar com o Banco Mundial e IFC em programas para a melhoria do ambiente de negócio.

Processos relacionados com licenciamento e registos e lei da concorrência fazem também parte das medidas necessárias "para permitir que o setor privado trabalhe e obtenha licença, facilitar a analise dos créditos bancários e minimizar os constrangimentos jurídicos" possibilitando mais celeridade e transparência e "mais confiança" para os investidores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório