Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Linha de crédito promove competitividade de empresas familiares

O Ministério da Economia lança hoje em Évora uma linha de crédito de 100 milhões de euros para processos de sucessão empresarial e ganhos de escala, destinada a promover a competitividade das empresas familiares no mercado global.

Linha de crédito promove competitividade de empresas familiares
Notícias ao Minuto

14:32 - 19/09/19 por Lusa

Economia Empresas

Dirigido essencialmente a Pequenas e Médias Empresas (PME), este novo instrumento visa "favorecer o posicionamento competitivo no mercado global destas empresas e facilitar o financiamento de processos de sucessão e de aquisição tendo em vista o desenvolvimento de negócios, exploração de sinergias e ganhos de produtividade", refere o ministério em comunicado.

A linha de crédito insere-se no novo Programa de Apoio à Sucessão Empresarial e Incremento de Escala lançado pelo Ministério da Economia, que visa "apoiar empresas familiares a assegurarem a transição da propriedade para as gerações seguintes e a aumentar a sua escala através de reforço de capitais ou de processos de fusão ou aquisição".

O ministério adianta que irá ainda "garantir um fundo de coinvestimento com operadores de mercado e investidores privados em instrumentos de capital e quase-capital que permitam a prossecução dos objetivos declarados".

Citado no comunicado, o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, destaca que "as novas gerações têm um peso muito relevante no tecido empresarial português" e que "apenas com processos de sucessão eficazes e estratégicos será possível desenvolver e fazer crescer negócio no futuro".

Esta medida insere-se num quadro alargado de trabalho conjunto do Governo em parceria com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e um conjunto de associações empresariais, designadamente a Associação de Empresas Familiares (AEF), sendo operacionalizada, do lado da Administração Pública, pela Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua (SPGM).

Segundo o ministério, o programa inclui também ações de sensibilização e formação dirigidas aos empresários, a desenvolver pelas associações empresariais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório