Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

PSI20 em terreno negativo com BCP e Galp a evitar maiores perdas

A bolsa de Lisboa segue em terreno negativo, a contrariar o sentimento das congéneres europeias, com as ações do BCP e da Galp a evitarem maiores perdas.

PSI20 em terreno negativo com BCP e Galp a evitar maiores perdas
Notícias ao Minuto

09:50 - 19/09/19 por Lusa

Economia PSI20

Pelas 09:15, os CTT e a Mota-Engil lideravam os ganhos ao avançarem 1,48% e 0,90% para 2,19 euros e 2,02 euros, respetivamente.

O BCP seguia em alta de 0,60% para 0,20 euros e a Galp subia 0,22% para 13,73 euros.

Do lado das perdas, a liderança era da EDP Renováveis e da Sonae Capital, que recuavam 1,52% e 1,27% para 9,69 euros e 0,62 euros, respetivamente.

A Jerónimo Martins e a EDP recuavam 0,61% e 0,37% para 15,60 euros e 3,48 euros, respetivamente.

Esta manhã, a EDP negou as acusações da Autoridade da Concorrência (AdC), que multou a empresa em 48 milhões por abuso de posição dominante, e disse que vai recorrer da decisão por falta de sustentação factual, jurídica e económica.

A AdC anunciou na quarta-feira que condenou a EDP Produção a pagar uma multa de 48 milhões de euros por abuso de posição dominante.

Lisboa seguia a contrariar a tendência das principais congéneres europeias, que estavam hoje em alta, depois de os mercados terem acolhido bem a descida das taxas de juro decidida na quarta-feira pela Reserva Federal norte-americana (Fed).

A Fed desceu na quarta-feira a sua taxa de juro de referência, pela segunda vez este ano.

A decisão foi aprovada por sete votos contra três, com dois dirigentes a preferirem manter as taxas sem alteração e um a defender um corte maior, de meio ponto percentual.

As divisões no comité da política monetária (FOMC, na sigla em inglês) ilustram os desafios para o presidente da Fed, Jerome Powell, em dirigir a instituição em tempos de elevada incerteza económica.

A Fed deixou a porta aberta a adicionais descidas das taxas se, como Powell acentuou durante a conferência de imprensa subsequente à reunião do FOMC, a economia norte-americana enfraquecer.

Por enquanto, sugeriu, o crescimento económico dos EUA parece sustentado pelo 11.º ano, com um mercado de trabalho sólido e um continuado consumo das famílias.

Ao mesmo tempo, a Fed procura combater ameaças que incluem incertezas provocadas pela guerra comercial do Presidente norte-americano, Donald Trump, com a China, pela redução do ritmo de crescimento global e por uma queda na indústria norte-americana.

A Fed explicou no seu comunicado que o investimento empresarial e as exportações enfraqueceram.

O euro seguia a negociar nos 1,1041 dólares e o barril de petróleo Brent para entrega em novembro abriu hoje em baixa, a cotar-se a 63,51 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 63,60 dólares na quarta-feira, depois da escalada dos últimos dias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório