Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Objetivos de desenvolvimento sustentável devem transformar-se em negócio

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, sublinhou hoje que é fundamental transformar as preocupações subjacentes aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) em negócio.

Objetivos de desenvolvimento sustentável devem transformar-se em negócio
Notícias ao Minuto

15:59 - 18/09/19 por Lusa

Economia Matos Fernandes

"E negócio não quer dizer lucro, negócio quer dizer montar uma estrutura própria para conseguirmos os nossos objetivos. Isto é, montar uma sucessão de processos que podem ser empresariais ou de índole social com o objetivo de cumprir os ODS", continuou.

O ministro do Ambiente e da Transição Energética falava aos jornalistas à margem da apresentação do evento Planetiers -- World Gathering, que decorrerá em Lisboa entre 23 e 25 de abril.

Durante o discurso, o governante salientou a importância das preocupações ambientais terem que estar presentes no dia a dia das pessoas e das empresas de uma forma permanente.

"Eu não tenho a mais pequena dúvida que as matérias ambientais têm mesmo que deixar de ser uma preocupação de domingo à tarde não só pelos compromissos que temos connosco próprios, mas para que possamos prosperar e ter bem estar económico. Não temos outra forma de o fazer", disse.

Em declarações aos jornalistas, o responsável da Planetiers, Sérgio Ribeiro, disse que pretende tornar a iniciativa num evento internacional e alcançar mais de 10 mil pessoas, que vão passar a estar informados.

"Saber que produtos podem usar no dia a dia, por exemplo, o que existe e está disponível, mas queremos também histórias de 'startup' e projetos sustentáveis que possam ter impacto na sociedade e no mercado", disse.

Um relatório feito por cientistas independentes para a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável para 2019, apresentado hoje em Nova Iorque, coloca Portugal em 26.º lugar de um total de 162 países avaliados.

Com 76,4 pontos de um máximo de 100, Portugal encontra-se entre os 30 países mais sustentáveis do mundo, segundo o relatório, que avalia o desempenho de 162 países nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) adotados na Agenda 2030.

Dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, Portugal está a cumprir da melhor forma o sétimo, de energias renováveis e acessíveis, que deve garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos.

Este ODS foi medido com a percentagem da população com acesso a eletricidade, percentagem da população com acesso a combustíveis limpos e tecnologia para cozinhar, quantidade de dióxido de carbono (CO2) lançado pela queima de combustíveis ou eletricidade e a percentagem de energia renovável utilizada no consumo de energia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório