Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

REN define plano para a igualdade de género para 2019/2023

A REN - Redes Energéticas Nacionais definiu um plano que contempla um conjunto de medidas para a promoção da igualdade do género a aplicar pela empresa entre 2019 e 2023, foi hoje comunicado ao mercado.

REN define plano para a igualdade de género para 2019/2023
Notícias ao Minuto

18:51 - 13/09/19 por Lusa

Economia REN

Na informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a REN adianta que o novo plano visa atuar a três níveis, nomadamente da comunicação e sensibilização interna, políticas de gestão de recursos humanos e medidas externas.

Ao nível da política de gestão de recursos humanos, o plano contempla medidas que passam pela criação de uma pool de talento feminino nas unidades de negócio mais operacionais, garantindo a definição de um plano de desenvolvimento que permita preparar esse talento para assumir cargos de direção.

O plano quer ainda garantir que as políticas de recursos humanos promovem a diversidade, inclusão e a igualdade de oportunidades no que diz respeito à conciliação entre a vida pessoal e profissional e à parentalidade.

Na informação remetida à CMVM é referido que, no final de 2018, a estrutura da direção da REN era composta por 29% de mulheres e 71% de homens e que as mulheres representava, naquela data, 13% e 12% das unidades de negócio de eletricidade e de gás, respetivamente, sendo de 43% nas restantes unidades de negócios.

A REN compromete-se ainda a criar um plano de comunicação interna que dê visibilidade às medidas incluídas no novo plano para a igualdade de género, a promover mecanismos que incentivem a apresentação de sugestões no domínio da igualdade, pelos colaboradores, e a definir sessões de sensibilização sobre temas de igualdade, diversidade e inclusão.

A nível externo, a REN prevê a realização de um 'open day' anual "O talento não tem género" e manter a "participação nas feiras de emprego das universidades de referência" para a empresa.

A elaboração de planos para a igualdade está prevista na lei que definiu as quotas de géneros nas administrações das empresas públicas e das cotadas em bolsa, que entrou em vigor em agosto de 2017.

Em junho deste ano, o Governo publicou um despacho normativo onde estabelece que os planos para a igualdade relativos a cada ano devem ser comunicados anualmente até 15 de setembro do ano anterior a que dizem respeito.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório