Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Moreira Rato eleito em assembleia-geral 'chairman' do Banco CTT

Os acionistas do Banco CTT elegeram hoje João Moreira Rato como presidente não executivo ('chairman') e Luís Pereira Coutinho como presidente executivo, que se mantém em funções, segundo comunicado divulgado pelo banco.

Moreira Rato eleito em assembleia-geral 'chairman' do Banco CTT
Notícias ao Minuto

18:14 - 13/09/19 por Lusa

Economia CTT

A assembleia-geral de hoje elegeu os órgãos sociais para 2019/2021, referindo o comunicado que os novos membros foram aprovados por "unanimidade".

Como presidente com funções não executivas ('chairman') foi eleito João Moreira Rato, substituindo no cargo Francisco Lacerda.

Moreira Rato foi presidente do IGCP (instituto que gere a dívida pública) entre entre 2012 e 2014, cargo de que saiu para o BES (então liderado por Vítor Bento, após a saída de Ricardo Salgado, ainda antes da resolução do banco).

Como vogais da administração do Banco CTT foram eleitos Luís Pereira Coutinho, António Vaz da Silva, Guy Pacheco, João de Mello Franco, Pedro Coimbra, Nuno Fórneas, Clementina Barroso, António Corrêa d'Oliveira, João Loureiro e Susana Smith.

Destes, foram escolhidos para a comissão executiva Luís Pereira Coutinho, que se mantém como presidente, sendo os vogais João de Mello Franco, Pedro Coimbra e Nuno Fórneas.

A Comissão de Auditoria é composta por João Manuel de Matos Loureiro, presidente, e Clementina Barroso e Susana Smith como vogais.

Em maio, Franscisco Lacerda demitiu-se de presidente executivo dos CTT - Correios de Portugal e do Banco CTT, com a empresa 'debaixo de fogo' na sequência do fecho de balcões e do incumprimento de indicadores de qualidade, segundo a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), o que trouxe a debate a renacionalização desta empresa privatizada em 2014.

Os CTT têm como principais acionistas Manuel Champalimaud (13,07%), seguido de GreenWood Builders Fund I (5,70%), Global Portfolio Investments (5,66%), Norges Bank (3,64%), BlackRock (2,62%), BBVA Asset Management (2,33%) e Wellington Management Group LLP (2,07%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório