Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Adeus, caderneta. A partir de amanhã os pagamentos vão mudar

Há novas regras a partir de amanhã para os pagamentos, por causa da Diretiva dos Sistemas de Pagamentos (DSP2).

Adeus, caderneta. A partir de amanhã os pagamentos vão mudar
Notícias ao Minuto

09:08 - 13/09/19 por Notícias ao Minuto

Economia Pagamentos

Há novas regras para os pagamentos a partir de amanhã, sábado, dia 14 de setembro. Uma delas é o fim da caderneta bancária, tal como o Notícias ao Minuto já tinha noticiado. Tudo por causa do novo modelo europeu, conhecido por Diretiva dos Sistemas de Pagamentos (DSP2), que entram em vigor amanhã. 

Dois dos pontos fortes da DSP2 são a autentificação forte e o 'open banking', motivo pelo qual os pagamentos através da Internet vão deixar de ser possíveis apenas com os dados do cartão de crédito. 

O Banco de Portugal preparou um 'guia' com perguntas e respostas sobre a Diretiva dos Sistemas de Pagamentos, que podem ajudar a esclarecer eventuais dúvidas sobre o tema. Pode consultar aqui

Como as cadernetas não cumprem os requisitos de segurança previstos nas novas regras europeias, os clientes da Caixa Geral de Depósitos, Montepio e Crédito Agrícola, que utilizavam cadernetas, poderão pedir um cartão para que possam continuar a fazer levantamentos.

Sónia Covita, jurista da Associação de Defesa do Consumidor DECO, admitiu, em declarações ao Notícias ao Minuto, que esta medida foi tomada por razões de segurança, mas criticou a falta de informação prestada pelos bancos aos clientes.

"No caso da Caixa Geral de Depósito, que tem 290 mil clientes com cadernetas, o cliente terá de suportar um custo de 18 euros anualmente com o cartão. Durante o primeiro ano o cartão é gratuito, mas ao fim deste ano, começam a pagar. Os bancos não estão a dar explicações nem informação clara sobre estes custos", referiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório