Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Setor de serviços cresce 0,8% no Brasil em julho

O setor dos serviços do Brasil cresceu 0,8% em julho face ao mês anterior, divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Setor de serviços cresce 0,8% no Brasil em julho
Notícias ao Minuto

16:17 - 12/09/19 por Lusa

Economia Brasil

O setor recuperou assim de um recuo observado em junho de 0,7%.

Na comparação com igual mês do ano passado, o volume de serviços no Brasil avançou 1,8% em julho de 2019, alcançando, assim, a quarta taxa positiva não sequencial do ano.

Para o órgão de pesquisa brasileiro, o resultado de julho já apontava um "ligeiro ganho de dinamismo" face ao primeiro semestre deste ano, quando houve crescimento de 0,6%, mas, principalmente, na comparação com os sete primeiros meses de 2018.

Nos últimos 12 meses, os serviços acumulam um crescimento de 0,9%, mas o instituto de pesquisa do Governo brasileiro frisou que ainda não há trajetória clara de recuperação.

Mesmo com crescimento de 0,8% entre junho e julho de 2019, o maior desde dezembro de 2018, o setor de serviços ainda está 11,8% abaixo do recorde alcançado em maio de 2014 e 1,2% menor que em dezembro do ano passado.

Para Rodrigo Lobo, gerente de pesquisa do IBGE, a queda em relação a dezembro pode ser explicada pelo setor dos transportes, que registou um volume 2,8% menor.

"O transporte de carga, em especial o terrestre, tem uma grande aderência ao setor industrial, que mostra taxas negativas nos últimos três meses", frisou Lobo.

"Esse resultado é influenciado pela magnitude da queda, além do peso do setor de transportes, que representa 31,25% nos serviços", acrescentou o pesquisador.

No campo positivo, os serviços prestados às famílias cresceram 1,4%, serviços de informação e comunicação (1%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%) e outros serviços (6%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório