Meteorologia

  • 23 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

BCE corta taxa de depósito pela 1.ª vez desde 2016 e lança mais estímulos

O BCE cortou a taxa de depósito para -0,5%, esta quinta-feira, pela primeira vez desde 2016, ao mesmo tempo que lançou um novo programa de alívo quantitativo. O objetivo é estimular a economia da zona euro numa altura em que as previsões apontam para uma desaceleração.

BCE corta taxa de depósito pela 1.ª vez desde 2016 e lança mais estímulos

O Banco Central Europeu (BCE) cortou a taxa de juros dos depósitos bancários para -0,5% na reunião de política monetária que terminou esta quinta-feira, ao mesmo tempo que lançou um novo programa de alívo quantitativo. De acordo com o Financial Times, esta é a primeira vez desde 2016 que o banco central corta esta taxa de juro, numa tentativa de estimular a economia da zona euro

A par desta decisão, a instituição liderada por Mario Draghi - que está de saída para dar lugar a Christine Lagarde - anunciou também um novo programa de compra de ativos no valor de 20 mil milhões de euros por mês, que começará a 1 de novembro.

Poucos minutos depois de ter sido conhecida a decisão, o euro desvalorizava 0,3% contra o dólar para 1,0975, de acordo com o Investing. 

O presidente do BCE, Mario Draghi, participa pela penúltima vez na reunião de política monetária - a última será em 24 de outubro - antes de passar o cargo no final do mês aa Lagarde.

Em reação à decisão do BCE,  Marchel Alexandrovich, economista sénior da Jefferies, disse ao Guardian que o BCE lançou um "pacote agressivo de medidas de flexibilização"

Os analistas tinham referido que seria necessário satisfazer as altas expectativas dos mercados - alimentadas pelo próprio BCE -, através da adoção da resposta adequada à conjuntura da zona euro, de abrandamento, mas ainda não imediatamente ameaçada por uma recessão.

Acompanhe aqui, em direto, a conferência de imprensa de Mario Draghi

Leia Também: BCE realiza reunião da política monetária e anuncia projeções económicas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório