Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Califórnia vai obrigar Uber a considerar condutores como funcionários

A Califórnia aprovou uma proposta de lei que considera os condutores como trabalhadores da empresa e abre portas à formação de sindicatos. Esta é uma medida que vai direta à raiz do modelo de negócio da plataforma de transporte.

Califórnia vai obrigar Uber a considerar condutores como funcionários
Notícias ao Minuto

08:42 - 12/09/19 por Notícias ao Minuto

Economia Uber

Estalou nos EUA a primeira batalha política contra a 'economia colaborativa' da Uber. Foi aprovada uma proposta de lei que ataca a raiz do modelo de negócios deste tipo de empresas. De acordo com o El País, em causa está o facto de as empresas como a Uber ou a Lyft terem de considerar os motoristas como trabalhadores. 

Escreve o mesmo jornal que esta proposta tem por base a decisão de um tribunal da região, no ano passado, contra uma empresa de entregas ao domicílio, considerando que os estafetas são empregados por defeito, salvo exceções

Ora, a inscrição desta regra na lei vem limitar aquilo que tem vindo a ser "um fator importante da erosão da classe média e do aumento da desigualdade".

De sublinhar que, até então, os trabalhadores deste tipo de empresas são considerados como prestadores de serviços. Esta mudança, ao obrigar as empresas a considerar os trabalhadores como funcionários, protege-os com benefícios, seguros e outras remunerações e vantagens previstas na lei. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório