Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

No arranque das aulas... Como explicar aos mais novos o que é a economia

Com o arranque de mais um ano letivo, explicar aos mais novos alguns princípios económicos pode ser uma grande ajuda.

No arranque das aulas... Como explicar aos mais novos o que é a economia
Notícias ao Minuto

08:17 - 12/09/19 por Notícias ao Minuto

Economia Economia

Com mais um ano letivo a começar, o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) preparou uma espécie de guia com alguns temas que permitem explicar a economia europeia aos mais novos. E estas ferramentas não são só para os país mostrarem aos filhos, como salienta o Eurostat, servem também para auxiliar os professores na sala de aula. 

O primeiro mapa interativo apresentado permite consultar seis indicadores diferentes para os vários países da UE. Entre os indicadores está o produto interno bruto (PIB), a taxa de inflação, o desemprego, o défice ou excedente, a dívida pública e os preços das casas. 

Mas há mais. A ferramenta também permite consultar como variam os rendimentos das famílias na UE, através deste link. Ou então é possível consultar um resumo sobre a evolução da economia nas duas últimas décadas. 

Depois, existe um documento denominado por 'Estatística para Iniciantes' e funciona como um dicionário dos termos estatísticos ou de outro vocabulário económico. O PIB, a inflação ou as finanças públicas são alguns dos termos que podem ser esclarecidos.

O Eurostat preparou ainda dois vídeos. Um que explica como se calcula a inflação para um cesto de produtos, que pode ser visto através deste link, e o outro que explica tudo o que o PIB abrange, pode ver aqui: 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório