Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Exportações agroalimentares crescem 3,1% e ultrapassam importações

As exportações agroalimentares avançaram 3,1% nos primeiros sete meses do ano, com impulso dos hortofrutícolas, face ao período homólogo, acima das importações, que cresceram 2,5%, de acordo com os dados do INE, citados pelo Governo.

Exportações agroalimentares crescem 3,1% e ultrapassam importações
Notícias ao Minuto

19:29 - 10/09/19 por Lusa

Economia Exportações

"As exportações do setor agroalimentar cresceram mais do que as importações nos primeiros sete meses de 2019. Os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que as exportações aumentaram 3,1% relativamente ao período homólogo", enquanto as importações avançaram 2,5%, indicou, em comunicado, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, citado no mesmo documento, considerou "este dado muito positivo", dado refletir que o país está menos dependente.

"Estamos menos dependentes, aumentámos a nossa capacidade de autoaprovisionamento e estamos as substituir as importações por produção nacional", referiu.

De acordo com o executivo, para este desempenho contribuíram as exportações do setor hortofrutícola que, até julho, já ultrapassaram os 900 milhões de euros, o equivalente a um crescimento de 11% face a igual período do ano passado.

Neste setor, destaca-se ainda a produção da floricultura (23%), dos pequenos frutos (22%), dos produtos hortícolas (21,2%) e das frutas (12,3%).

"A exemplo do que sucedeu nos últimos anos, em 2019 o setor hortofrutícola está a registar um desempenho notável, especialmente ao nível das exportações", acrescentou o governante.

Para Luís Medeiros Vieira, o setor agroalimentar português "está a produzir mais e melhor, de forma sustentável e a exportar mais".

O atual Governo já abriu 54 mercados para mais de 210 produtos, 161 dos quais da área animal e 49 de origem vegetal.

O ministério tutelado por Capoulas Santos garantiu ainda que está a trabalhar na abertura de mais 59 mercados para a viabilização da exportação de 272 produtos, sendo 220 da área animal e 52 da área vegetal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório