Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

British Airways prepara-se para greve na próxima semana

A British Airways (BA) pode enfrentar na próxima semana uma greve de pilotos, depois de a companhia aérea ter recusado retomar as negociações com o sindicato Balpa.

British Airways prepara-se para greve na próxima semana
Notícias ao Minuto

17:36 - 06/09/19 por Lusa

Economia Aviação

O sindicato tinha anunciado em agosto a convocação de uma greve de pilotos para os dias 09, 10 e 27 de setembro, devido a um conflito salarial.

Segundo o sindicato, é a primeira vez que os pilotos da companhia fazem greve.

Esta greve de pilotos da BA, que pertence ao grupo aéreo IAG, pode afetar mais de 90% dos 4.300 pilotos da companhia.

Como consequência, 1.600 voos podem ser cancelados na próxima semana, afetando milhares de passageiros, de acordo com a imprensa local.

Na quinta-feira à noite, a BA rejeitou uma proposta do sindicato, que sugeria renunciar à greve se a companhia regressasse à mesa de negociações.

"Estamos abertos a discussões construtivas com o Balpa para negociações salariais, mas pensamos que o sindicato não está a mostrar boa vontade ao avançar com uma proposta de última hora que custaria mais 50 milhões de libras [cerca de 57,7 milhões de euros] ", sublinha a BA.

Em resposta, Brian Strutton, secretário-geral do Balpa, considerou que a BA está a agir deliberadamente para que a greve tenha lugar.

O dirigente sindical contestou também o número avançado como sendo o custo da proposta, alegando que se trata apenas de mais cinco milhões de libras em relação ao avançado pela BA nas negociações.

"Um dia de greve vai custar à companhia 40 milhões de libras, mas parecem mais satisfeitos com isso do que em gastar com os pilotos", afirmou Strutton.

O Governo britânico pediu que as negociações sejam retomadas, receando uma ampliação do conflito.

"Os sindicatos e a BA devem regressar à mesa de negociações e encontrar uma solução. O público espera que isso aconteça", indicou um porta-voz do executivo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório