Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Miranda do Corvo não mexe no IMI e mantém taxa mínima para 2020

O município de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, não vai mexer no Imposto Municipal de Imóveis para 2020, mantendo a taxa mínima para os prédios urbanos, de acordo com a proposta aprovada hoje.

Miranda do Corvo não mexe no IMI e mantém taxa mínima para 2020
Notícias ao Minuto

17:41 - 06/09/19 por Lusa

Economia IMI

Na sessão de Câmara, por proposta do presidente Miguel Baptista (PS), os residentes no concelho vão continuar a pagar a taxa mínima de 0,3% para prédios urbanos e 0,8% para os rústicos.

Vai vigorar também a componente familiar que permite baixar o imposto em 20 euros no caso de famílias com um dependente a cargo, 40 euros com dois dependentes e 70 euros para as famílias com três ou mais dependentes.

"Estamos no máximo dos máximos do apoio que podemos dar às famílias", frisou o presidente da Câmara, Miguel Baptista.

O município de Miranda do Corvo arrecadou em 2018 uma receita de 1,36 milhões de euros referentes a impostos diretos, mais 143.772 euros (11,8%) do que no ano anterior.

O valor da taxa de derrama (imposto municipal aplicado sobre o lucro tributável) às empresas do concelho para o próximo ano ficou adiada para uma próxima reunião, a pedido da oposição, depois de o presidente ter informado que, de acordo com a lei, o município vai ter de cobrar 1,5% às empresas com volume de negócios acima de 150 mil euros, por não ter ainda o regulamento que permite baixar a taxa.

"Esse regulamento vai demorar meses e meses a ser elaborado e não era possível tê-lo em tempo útil", justificou o autarca, salientando que se trata de uma exigência da nova legislação das finanças locais.

Na sessão de hoje, a Câmara de Miranda do Corvo deliberou também aceitar as transferências na área da saúde para 2020, contrariamente a 2019, mediante um envelope financeiro de quase 130 mil euros anuais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório