Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Esta localidade vai cobrar um imposto anual a donos de cães

Medida vai ser tomada em Zamora, Espanha, junto à fronteira com Portugal. Iniciativa não é nova.

Esta localidade vai cobrar um imposto anual a donos de cães
Notícias ao Minuto

12:38 - 06/09/19 por Natacha Nunes Costa

Economia Espanha

A localidade espanhola de Zamora, localizada junto à fronteira com Portugal, na zona de Bragança, vai cobrar aos donos de cães um imposto de nove euros, a partir do próximo ano.

De acordo com o jornal espanhol El País, este imposto foi criado para “punir” os donos dos animais que continuam a deixar os dejetos dos animais nas calçadas e jardins da localidade.

Apesar de a medida não estar a satisfazer a todos os habitantes, a autarquia diz que limpar os locais onde os cães fazem as suas necessidades fisiológicas custa muito mais do que nove euros.

Além da limpeza, as receitas do imposto reverterão para a manutenção dos espaços para cães e atualização do recenseamento de canídeos em Zamora.

Em Zamora existem 9.800 cães recenseados , um número quatro vezes superior ao total de crianças com menos de quatro anos. A população é de 61 mil habitantes.

As autoridades estimam que só em despesas relacionadas com os parques para cães (em sacos de plásticos para dejetos, limpeza e sinalização) são gastos 250 mil euros por ano.

Com esta taxa, a Câmara Municipal pretende obter uma receita entre 50 e 90 mil euros anuais.

Esta não é a primeira localidade espanhola a optar por cobrar impostos aos donos de cães. Em Ávila é cobrado uma taxa anual de 14,30 euros. Em Mejorada del Campo, Fresnedillas de la Oliva, em Madrid e Inca, em Maiorca, acontece algo muito semelhante.

Na Holanda e na Alemanha também há registo de localidades com impostos cobrados a donos de animais. Já em Portugal, não existe este tipo de medidas, contudo, o registo e licenciamento de cães  é obrigatório.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório