Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Brexit: BCE diz que bancos da zona euro são capazes de gerir impacto

O Banco Central Europeu (BCE) afirmou hoje que a saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit') sem acordo terá um impacto que os bancos da zona euro serão capazes de gerir, apesar de ter pedido cautela.

Brexit: BCE diz que bancos da zona euro são capazes de gerir impacto
Notícias ao Minuto

14:21 - 04/09/19 por Lusa

Economia Brexit

"Estamos a analisar não só o impacto sobre a localização dos bancos, como a exposição dos bancos da zona do euro aos riscos que decorrentes do 'Brexit'", disse o presidente do Conselho de Supervisão do BCE, Andrea Enria, na Comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu.

Andrea Enria referiu ainda que no âmbito da estabilidade financeira do BCE "estão a realizar-se todo o tipo de simulações e de testes de stress", para ver como os diferentes efeitos poderão ser assumidos.

"Se virmos uma avaliação um pouco estática, a conclusão [que tiramos] é que ela dever ser gerível", disse o mesmo responsável do BCE.

Todavia, advertiu que no caso de se combinarem alterações comerciais, situação macroeconómica e outras mudanças possíveis, "estamos conscientes que temos de ser cautelosos quanto aos riscos".

Se, como prometeu o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em 31 de outubro o Reino Unido deixar a União Europeia (UE) e não se chegar antes a um acordo para a sua saída ordenada, o Reino Unido converter-se-á automaticamente num país terceiro e "toda a legislação comunitária deixará de aplicar-se no seu território de forma abrupta", lembrou o responsável do banco central.

A União Europeia e os Estados-membros estão a desenvolver planos de contingência para serem aplicados no caso de uma Brexit sem acordo para que haja "o menor impacto possível", salientou o membro do BCE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório