Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

SIBS anuncia colaboração 'lá fora'. MB Way pode tornar-se internacional

A SIBS em conjunto com outras seis operadoras vão criar um sistema de pagamentos europeu. O objetivo, diz a SIBS, é abrir portas a que o MB Way possa ser utilizado num "contexto internacional".

SIBS anuncia colaboração 'lá fora'. MB Way pode tornar-se internacional
Notícias ao Minuto

13:05 - 03/09/19 por Notícias ao Minuto

Economia SIBS

A SIBS juntou-se à MobilePay, à Banccontact, à Bluecode, à Swich, à VIPPS e à TWINT  para criar, em conjunto, um sistema de pagamentos móvel a nível europeu, de acordo com a Bloomberg. Chamar-se-á European Mobile Payment Systems Association (EMPSA) e, na prática, significará a internacionalização do MB Way - uma plataforma que tem dado muito que falar em Portugal.

"Com a colaboração entre sistemas, a SIBS abre caminho para a interoperabilidade do MB Way com outros sistemas de pagamentos móveis, possibilitando o seu uso num contexto internacional", refere a entidade liderada por Madalena Tomé, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O objetivo, esclarece ainda a empresa, passa por dar resposta ao crescente número de pagamentos realizados através do telefone, pelo que, deste modo, é possível "alargar o âmbito de utilização do serviço [MB Way]".

Por este motivo, a empresa considera que é um reconhecimento fazer parte deste grupo, destacando ainda o papel do MB Way: 

"Fazer parte desta associação, é em simultâneo um reconhecimento internacional do trabalho realizado – na criação de sistemas de pagamentos ao serviço das necessidades em constante evolução dos portugueses, e de que o MB Way é um dos mais recentes exemplos – mas também do seu foco no futuro e na capacidade de contribuir decisivamente para experiências de pagamento diferenciadoras a nível internacional", adiantou Tiago Bianchi de Aguiar, Diretor de Estratégia, e que representa a SIBS na associação, citado no mesmo comunicado. 

O que é que isto significa para os utilizadores do MB Way?

Para os utilizadores MB Way, que já estão conectados a mais de 1,7 milhões de pessoas e que podem fazer compras em mais de 100 mil comerciantes em Portugal, significa que "a SIBS está a investir de forma significativa para que possam, num futuro próximo, utilizar a sua solução de pagamentos móveis preferida em variados países europeus", lê-se no comunicado.

São assim sete as empresas que estão a tentar encontrar uma solução em conjunto, numa altura em que a banca tradicional enfrenta a concorrência das 'fintechs' e de outras empresas de tecnologia a apostar na área financeira. 

O objetivo, escreve a agência de notícias, é disponibilizar um serviço de transações para um total de 25 milhões de utilizadores na Europa. 

[Notícia atualizada com a resposta da SIBS às 15h43 do dia 3 de setembro de 2019]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório