Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Brexit sem acordo pode ser 'desastre natural' para UE desbloquear fundos

Bruxelas poderá estar a estudar esta hipótese, de modo a ajudar os países mais afetados por uma saída do Reino Unido da UE sem acordo.

Brexit sem acordo pode ser 'desastre natural' para UE desbloquear fundos
Notícias ao Minuto

08:21 - 03/09/19 por Notícias ao Minuto

Economia Brexit

A União Europeia (UE) poderá estar a considerar classificar um Brexit sem acordo como um desastre natural, de modo a desbloquear fundos que se destinariam a essas situações, de acordo com o Guardian. O objetivo é apoiar os Estados-membros mais afetados por uma saída desordenada.

Em causa está um fundo de 500 milhões de euros anuais, que podem ser gastos em situações de emergência relacionadas com desastres naturais. O valor que não foi gasto no ano anterior está também disponível. 

Este fundo, como explica o Guardian, foi criado em 2002 para ajudar os países penalizados pelas condições meteorológicas severas nesse mesmo ano.

No caso do Brexit, um processo que está ainda vestido de incerteza, há países como a Bélgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Espanha que poderão estar particularmente expostos ao risco de um Brexit sem acordo. Tudo porque as suas economias são mais dependentes 

Mas países como Bélgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Espanha também enfrentarão sérios desafios nas partes de sua economia mais dependentes do comércio britânico.

A proposta deverá ser discutida esta semana pelos responsáveis em Bruxelas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório