Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Atividade manufatureira na zona euro continua em recessão em agosto

A atividade do setor manufatureiro na zona euro continuou em recessão em agosto, pelo sétimo mês consecutivo, pressionando o Banco Central Europeu (BCE) e os governos nacionais a avançarem com novos estímulos, anunciou hoje o instituto IHS Markit.

Atividade manufatureira na zona euro continua em recessão em agosto
Notícias ao Minuto

13:39 - 02/09/19 por Lusa

Economia Zona Euro

O índice da atividade manufatureira do conjunto dos países da área do euro subiu ligeiramente para 47 pontos em agosto, face aos 46,5 pontos registados no mês anterior, tendo ficado em linha com as expectativas dos mercados, segundo a agência de notícias financeiras Bloomberg.

Assim, a atividade manufatureira continua abaixo dos 50 pontos, que marcam a fronteira entre a contração e a expansão.

Segundo o IHS Markit, a pressão sobre os fornecedores foi menor, tendo-se refletido na redução dos prazos médios de entrega dos fornecedores pelo sexto mês consecutivo.

O clima de confiança, em agosto, situou-se no nível mais baixo desde novembro de 2012, o que acontece numa situação de abrandamento da economia mundial, em particular devido ao conflito comercial sino-norte-americano e à contração da economia alemã em 0,1% no segundo trimestre deste ano, a que se adiciona a preocupação de poder entrar em recessão técnica no terceiro trimestre do ano.

A reunião do Conselho de Governadores do BCE, prevista para 12 de setembro, poderá dar sinais mais concretos sobre estímulos adicionais em matéria de política monetária, já que em julho tinha revelado que apoiaria o crescimento da economia.

Entre os vários fatores de incerteza, um Brexit sem acordo, em 31 de outubro deste ano, poderá também influenciar negativamente o crescimento económico.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório