Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º
Lar Eficiência energética Famílias pouparam até 1.330 euros em...

Famílias pouparam até 1.330 euros em 10 anos com lâmpadas mais eficientes

As famílias europeias pouparam até 1.330 euros na última década com a mudança para lâmpadas mais eficientes, tendo a poupança em Portugal atingindo os cinco milhões de euros, segundo um estudo hoje divulgado.

Famílias pouparam até 1.330 euros em 10 anos com lâmpadas mais eficientes
Notícias ao Minuto

18:43 - 30/08/19 por Lusa

Casa Poupança

O estudo faz o balanço de 10 anos da entrada em vigor das regras da União Europeia sobre a melhoria da eficiência energética na iluminação, e foi feito por organizações europeias de consumidores e hoje divulgado em Portugal pela associação ambientalista Zero.

Foi identificado, segundo o estudo, que uma família europeia média economizou, com a nova regulamentação, até 1.330 euros.

A 01 de setembro de 2009 as lâmpadas incandescentes e de halogéneo mais ineficientes começaram progressivamente a ser retiradas do mercado e o processo de retirada total das lâmpadas menos eficientes tem vindo a ser regulado desde então, sendo dada primazia à iluminação LED, 10 vezes mais eficiente do que a tradicional.

"As lâmpadas incandescentes eram uma desvantagem significativa de custo para o consumidor e também para o ambiente. As proibições sucessivas aumentaram as vendas de LED e ajudaram os consumidores a economizar dinheiro a longo prazo, pelo seu menor consumo e muito maior durabilidade", salienta a Zero no comunicado.

De acordo com o estudo, as famílias que substituíram luzes incandescentes, proibidas progressivamente desde 2009, por lâmpadas de halogéneo, e que ainda não mudaram para LED, apenas pouparam 745 euros nos últimos 10 anos.

A Zero considera que falta ainda informação ao consumidor sobre vários parâmetros que influenciam a escolha de uma lâmpada, e lembra que há a obrigação de os estabelecimentos receberem lâmpadas fluorescentes compactas e LED que já não funcionam na aquisição de uma lâmpada nova.

Campo obrigatório