Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Finanças destacam "bases sólidas" da economia para enfrentar desafios

Economia portuguesa cresceu pelo 21.º trimestre consecutivo, adianta o gabinete de Mário Centeno.

Finanças destacam "bases sólidas" da economia para enfrentar desafios
Notícias ao Minuto

14:13 - 30/08/19 por Notícias ao Minuto

Economia Finanças

A economia portuguesa voltou a crescer no 2.º trimestre ano, conforme confirmou a agência de estatísticas (INE), esta sexta-feira, motivo pelo qual as Finanças consideram que temos hoje "bases sólidas" para fazer frente aos desafios. 

"A economia portuguesa cresce pelo 21.º trimestre consecutivo e tem hoje bases sólidas para enfrentar um contexto externo mais adverso", refere o gabinete de Mário Centeno, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Consideram ainda as Finanças que existem pilares fundamentais que levam a crer nestas bases sólidas: "A recuperação do investimento ao longo dos últimos anos, a estabilização do setor financeiro, o reequilíbrio das contas externas e os progressos alcançados na consolidação estrutural das contas públicas", pode ler-se. 

A economia portuguesa cresceu 1,8% no segundo trimestre, em comparação homóloga, confirmou o Instituto Nacional de Estatísticas, esta sexta-feira. Em cadeia, o PIB aumentou 0,5% em termos reais, "mantendo a taxa verificada no trimestre anterior".

O Governo prevê que a economia cresça 1,9% no conjunto de 2019, acima dos 1,7% previstos pela Comissão Europeia, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco de Portugal, e também acima dos 1,6% antecipados pelo Conselho das Finanças Públicas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório