Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Desemprego na zona euro manteve em julho valor mais baixo desde 2008

A taxa de desemprego na zona euro manteve-se, em julho, nos 7,5%, valor mais baixo desde 2008, enquanto na União Europeia também permaneceu inalterada nos 6,3%, igualmente um mínimo histórico, revelou hoje o Eurostat.

Desemprego na zona euro manteve em julho valor mais baixo desde 2008
Notícias ao Minuto

10:14 - 30/08/19 por Lusa

Economia Eurostat

De acordo com os dados hoje publicados pelo gabinete estatístico da União Europeia (UE), a taxa de desemprego (ajustada de sazonalidade) manteve-se inalterada em julho no espaço da moeda única, ao fixar-se nos 7,5%, o mesmo valor do mês anterior, contra 8,2% de julho do ano passado, renovando assim os mínimos desde julho de 2008.

Relativamente ao conjunto dos 28 Estados-membros, também não se registaram alterações em julho face a junho, com a taxa a permanecer nos 6,3% (era de 6,8% um ano antes, em julho de 2018), o que, neste caso, representa o valor mais baixo desde que o Eurostat começou a publicar dados mensais do desemprego na UE, em janeiro de 2000.

Em Portugal, a taxa de desemprego recuou para os 6,5%, contra 6,6% no mês anterior e 6,8% na comparação homóloga, aproximando-se assim do valor da média da União Europeia, de 6,3%.

O Eurostat aponta que as taxas de desemprego mais baixas em julho foram registadas na República Checa (2,1%) e Alemanha (3,0%), enquanto as mais altas se verificaram na Grécia (17,2%, valor de maio) e em Espanha (13,9%).

Em valores absolutos, existiam em Portugal, em junho, 327 mil desempregados, enquanto na zona euro eram mais de 12,2 milhões e na UE mais de 15,6 milhões.

O Eurostat calcula mensalmente uma taxa harmonizada de desemprego para todos os países da UE, usando uma metodologia semelhante para permitir comparações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório