Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Gestão da STCP pelas autarquias é um "passo corajoso", diz ministro

O ministro do Ambiente considerou hoje que as autarquias que hoje assinaram um memorando sobre a intermunicipalização da Sociedade de Transportes Públicos do Porto (STCP) deram um "passo corajoso", elogiando o papel das Câmaras em todo o processo.

Gestão da STCP pelas autarquias é um "passo corajoso", diz ministro
Notícias ao Minuto

14:09 - 28/08/19 por Lusa

Economia Transportes

"Os temas de combate às alterações climáticas estão mesmo na linha da frente e para poderem as autarquias ser coerentes com a vontade de concretizar esta afirmação política estas terão de gerir e deter os meios necessários e as empresas de autocarros são mesmo o primeiro dos exemplos", disse João Pedro Matos Fernandes.

O ministro do Ambiente garantiu que "este passo defende em absoluto os direitos dos trabalhadores. Até o reforça. O estatuto remuneratório manter-se-á inalterado e a liberdade de contratação será muito maior".

Na cerimónia de assinatura do memorando de entendimento entre Governo e autarquias, que esta manhã decorreu no Museu do Carro Elétrico, no Porto, na presença do primeiro-ministro António Costa e dos presidentes de Câmara, Matos Fernandes recordou que "o Estado garante a assunção da dívida existente e outros compromissos do passado".

"É um passo em que apesar da empresa ser por inteiro das autarquias, o Estado garante a renovação da frota até 2023. É mais um passo e este é um passo corajoso. E, permitam-me, nós Governo também estivemos muito bem neste processo", referiu o governante.

Com este memorando, a STCP passará a ser gerida por seis municípios servidos pela empresa Porto, Vila Nova de Gaia, Maia, Matosinhos, Valongo e Gondomar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório