Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Costa recebido por protesto da STCP antes de assinar memorando

O primeiro-ministro, António Costa, foi recebido, esta quarta-feira, no Porto por um protesto dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) que dizem "não ter sido tidos nem achados" na negociação que levou à intermunicipalização da empresa.

Costa recebido por protesto da STCP antes de assinar memorando
Notícias ao Minuto

12:03 - 28/08/19 por Lusa

Economia António Costa

"E nós não somos ouvidos? Exigimos respeito!", podia ler-se na faixa colocada pelos trabalhadores junto ao Museu do Carro Elétrico, no Porto, onde esta manhã foi assinado o memorando de entendimento para a intermunicipalização da STCP, que Costa apresentou como "um excelente exemplo de uma efetiva reforma do Estado" e de combate às alterações climáticas.

António Costa chegou às 11h30, tendo sido recebido pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, bem como por vários autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP), mas sem ter contactado com o grupo de trabalhadores presente à porta. Matos Fernandes considera a gestão da STCP pelas autarquias como um "passo corajoso".

Por seu turno, o presidente da Câmara do Porto considerou que o investimento na mobilidade "é o mais importante de todos", valorizando a municipalização STCP, ideia também destacada pelo presidente da Área Metropolitana.

Em declarações à agência Lusa, antes da chegada de António Costa, o representante dos trabalhadores, Pedro Silva, apontou que os trabalhadores "não têm sido tidos nem achados" na negociação do memorando, lamentando que os órgãos representativos dos trabalhadores (ORT) "não tenham tido acesso oficial ao documento" que hoje é assinado.

Pedro Silva contou que a Comissão dos Trabalhadores (CT) foi convidada a estar presente na cerimónia, mas declinou o convite por considerar que "não podia aceitar um convite para estar nas festas quando no que realmente é importante, o futuro, não há diálogo".

"Queremos ser ouvidos. Há muitas preocupações que temos de partilhar com o Governo. Exigimos saber se os direitos dos trabalhadores vão ser garantidos com esta passagem da empresa para as câmaras. Sentimos que nem estas estão unidas e em consonância, e isso é preocupante", disse Pedro Silva.

O anúncio de que os ORT da STCP não aceitariam o convite para estar na cerimónia desta manhã já foi feito na segunda-feira, em comunicado, no qual referiam que tinham feito vários pedidos de reunião ao Ministério do Ambiente e dirigido apelos a António Costa.

O representante dos trabalhadores contou esta manhã à Lusa que os ORT foram, entretanto, contactados e foi-lhes sugerido reunir esta manhã antes da reunião, convite que também declinaram, tendo esta ficado adiada para segunda-feira.

"Era muito em cima da hora. Não puderam ou não quiseram antes e agora, só para não estarmos aqui, já podiam", explicou Pedro Silva.

Confrontado com esta questão e com a presença dos trabalhadores à entrada para a cerimónia, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, também descreveu as diligências feitas para marcar uma reunião para esta manhã e garantiu que os ORT serão recebidos na segunda-feira.

"Só ontem [terça-feira] à noite recebi as dúvidas e preocupações dos trabalhadores e nada têm a ver com este memorando. Falam de questões sobre os limites dos transportadores privados ou sobre investimento e isso tem a ver com a autoridade de transportes. Este memorando não tem consequências na vida dos trabalhadores e o decreto-lei até tem garantias em matéria laboral que vão muito além da municipalização", afirmou João Pedro Matos Fernandes.

O ministro do Ambiente falava aos jornalistas à entrada para o Museu do Carro Elétrico, a alguns metros do local onde permanecia o grupo de trabalhadores composto por cerca de duas dezenas, mas também sem ter contactado com estes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório