Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Trabalhadores STCP exigem ser ouvidos sobre municipalização da empresa

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) anunciaram hoje que vão rejeitar o convite para estarem presentes na cerimónia de quarta-feira de assinatura do memorando sobre a transferência de competências da empresa para as autarquias.

Trabalhadores STCP exigem ser ouvidos sobre municipalização da empresa
Notícias ao Minuto

14:08 - 26/08/19 por Lusa

Economia Transportes

"Não fomos ouvidos quando foi decidido o processo de transferência para as câmaras. Nunca fomos ouvidos, aliás. Pedimos uma reunião para sabermos o nosso futuro e até ao momento nada foi dito. Não podemos aceitar um convite para estar nas festas quando no que realmente é importante, que é o nosso futuro, não somos ouvidos", disse, à agência Lusa, o representante dos trabalhadores, Pedro Silva.

Já em comunicado a Comissão de Trabalhadores (CT) da STCP refere que, juntamente com as órgãos representativos dos trabalhadores (ORTs), têm vindo a solicitar ao Conselho Administração, tutela, Área Metropolitana do Porto e Câmaras Municipais informação sobre a forma como se irá proceder à transferência e que impacto terá esta transferência no futuro dos trabalhadores, mas até ao momento sem sucesso.

Pedro Silva sublinhou que foram pedidas reuniões ao ministro do Ambiente e feitos apelos ao primeiro-ministro, mas também "sem resposta".

"A nossa preocupação é saber se os direitos dos trabalhadores são garantidos e qual o investimento que a empresa pode vir a necessitar. Pretendemos ser ouvidos, ser envolvidos no processo. Não sabemos se o que está em cima da mesa é bom ou mau. Apelamos e esperamos que seja marcada uma reunião", descreveu Pedro Silva.

Para os trabalhadores da STCP, "as pretensões dos trabalhadores foram deixadas na gaveta", razão pela qual a CT e os ORTs consideram, conforme se lê no comunicado, que o convite para estar na cerimónia de assinatura do memorando é "provocatório".

"Desde já informamos que não estamos disponíveis para aparecer nas fotografias de família. Este Governo sempre criticou o anterior, pela falta de envolvimento das ORTs, nos processos que envolvem o seu futuro, mas é caso para dizer: Olha para o que eu digo, mas não olhes para o que eu faço", acrescenta a nota enviada à Lusa.

No mesmo comunicado, as ORTs e CT frisam que sempre se mostraram disponíveis para fazer parte dos processos que envolvem o futuro dos trabalhadores, exigem "mais respeito daqueles que têm a responsabilidade", nomeando o primeiro-ministro, António Costa.

"Não aceitamos ser postos à margem, mais uma vez neste processo. Como forma de protesto as ORTs estarão presentes, no exterior do edifício do Museu do Carro Elétrico, local da cerimónia a partir das 11:00, exigindo ser ouvidos neste processo que envolve o futuro dos trabalhadores", termina o comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório