Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Conselho de Ministros 'dá o sim' a Banco de Fomento

A instituição vai ser criada para a realização de financiamentos de longo prazo, com juros mais baixos, direccionados principalmente a Pequenas e Médias Empresas (PME) e, segundo avança o Diário Económico, será aprovada hoje em Conselho de Ministros. Pires de Lima, ministro da Economia, espera que o novo banco esteja operacional no segundo semestre de 2014.

Conselho de Ministros 'dá o sim' a Banco de Fomento
Notícias ao Minuto

10:48 - 14/11/13 por Notícias Ao Minuto

Economia PME

A nova instituição financeira, que terá licença bancária do Banco de Portugal, vai ser criada de raiz e aprovada hoje pelo Conselho de Ministros. As PME são as que mais vão beneficiar com as oportunidades geradas por este Banco de Fomento, passando a usufruir, nomeadamente, de juros mais baixos e financiamentos de longo prazo.

Após a aprovação, será constituída uma comissão instaladora com o intuito de formalizar a instituição, que será sediada no Porto, e preparados os estatutos. A comissão terá ainda que assegurar que os empréstimos às PME serão concedidos em conformidade com as ajudas do Estado. O ministro da Economia espera que esteja operacional já no segundo semestre do próximo ano.

Neste Conselho de Ministros ainda não ficará definido o capital social da instituição, até porque ainda não estão fechadas as negociações com vários bancos de fomento congéneres, como são os casos do alemão e do francês.

De referir que se trata de uma instituição grossista, sem agências espalhadas pelo País e que não irá captar depósitos de particulares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório