Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Aprovada seleção de investidores à compra de banco da CGD no Brasil

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros (CM) uma resolução que seleciona os potenciais investidores que serão convidados a apresentar proposta vinculativa pelo Banco Caixa Geral -- Brasil, detido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Aprovada seleção de investidores à compra de banco da CGD no Brasil
Notícias ao Minuto

15:23 - 22/08/19 por Lusa

Economia Conselho de Ministros

O Governo adiantou, em comunicado, que "foi aprovada a resolução que seleciona os potenciais investidores admitidos a participar na fase subsequente do processo de alienação das ações detidas direta ou indiretamente pela Caixa Geral de Depósitos no capital social do Banco Caixa Geral -- Brasil".

Na mesma nota do CM, lê-se que "os investidores selecionados serão convidados a desenvolver diligências informativas e a proceder à apresentação de propostas vinculativas de aquisição das ações", sem detalhar quais e quantos são esses investidores.

"Conclui-se, assim, outro passo estratégico para a execução do calendário dos compromissos subjacentes à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos pelo Estado", de acordo com o executivo.

No dia 01 de agosto, o Governo aprovou o caderno de encargos da venda da instituição.

"Depois de terem sido recolhidas as intenções dos potenciais interessados na operação, o Governo aprova e dá a conhecer as condições específicas a que deve obedecer a venda direta", lê-se no comunicado divulgado nessa altura depois do CM.

O Governo disse ainda que com a aprovação do caderno de encargos da venda do Banco Caixa Geral -- Brasil é concluído "mais um importante passo no sentido da execução dos compromissos assumidos no âmbito do plano estratégico da CGD, subjacente ao plano de recapitalização garantido pelo Estado".

Alguns dias antes, o presidente executivo da CGD disse que o banco estava a fazer a análise das ofertas não vinculativas que lhe chegaram para a operação do Brasil.

Paulo Macedo não indicou, contudo, o número de entidades que fizeram ofertas não firmes, mas disse que o facto de haver várias ofertas pode levar a "tensão competitiva" na fase de ofertas vinculativas, beneficiando o preço.

A venda das operações da CGD em Espanha, África do Sul e Brasil foram acordadas com a Comissão Europeia, no âmbito da recapitalização do banco público.

No ano passado, foi decidido vender o banco de Espanha ao Abanca (que comprou em Portugal a operação do Deutsche Bank) e o Mercantile Bank ao fundo de investimento Capitec Bank Limited, numa mais-valia total estimada em 200 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório