Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Financiamento do Estado recua 2,7 mil milhões até junho face a 2018

O financiamento das administrações públicas foi de 1,7 mil milhões de euros na primeira metade de 2019, 2,7 mil milhões de euros abaixo do registado no mesmo período de 2018, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Financiamento do Estado recua 2,7 mil milhões até junho face a 2018
Notícias ao Minuto

14:15 - 22/08/19 por Lusa

Economia BdP

No final de junho de 2018, o financiamento das administrações públicas ascendia a 4,4 mil milhões de euros.

Os dados do BdP, hoje divulgados, mostram que o financiamento do Estado recuou 1,6 mil milhões de euros na primeira metade do ano, face ao final de 2018 (3,3 mil milhões de euros).

Desde o início do ano, as administrações públicas financiaram-se no exterior em 2,1 mil milhões de euros, enquanto o financiamento junto de bancos residentes foi negativo em 0,5 mil milhões de euros, indica o BdP.

De acordo com a nota de informação estatística sobre o financiamento das administrações públicas, relativa ao mês de junho, o financiamento através de títulos foi de 2,4 mil milhões de euros, "valor que mais do que compensou o financiamento através de empréstimos líquidos de depósitos (-0,7 mil milhões)".

O financiamento das administrações públicas é uma estatística mensal que mede as necessidades de financiamento líquidas do setor, isto é, as variações de passivos em títulos e empréstimos deduzidos da variação dos ativos em depósitos e títulos de dívida.

Sendo um indicador apresentado como uma variação acumulada desde o início de cada ano, um valor negativo significa que, em termos líquidos, no período em questão, as administrações públicas amortizaram dívida ou, em alternativa, aumentaram as suas aplicações em ativos financeiros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório