Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Zona euro mantém crescimento económico frágil em agosto

O crescimento económico da zona euro manteve-se frágil em agosto devido às persistentes dificuldades do setor manufatureiro, segundo o índice PMI do instituto Markit, hoje divulgado.

Zona euro mantém crescimento económico frágil em agosto
Notícias ao Minuto

11:47 - 22/08/19 por Lusa

Economia PMI

Este indicador, que mede quer a atividade do setor dos serviços, quer do setor manufatureiro, situou-se nos 51,8 pontos no mês de agosto, ligeiramente acima do mínimo de 51,5 pontos observado em julho, embora apresente "uma das leituras mais fracas dos últimos seis anos".

Embora o índice do setor dos serviços, que está a suportar o crescimento económico da zona euro, tenha melhorado face ao mês anterior, o otimismo sobre as perspetivas económicas diminuiu em agosto, mostrando um maior cuidado na contratação de trabalhadores.

"A dinâmica da economia da zona do euro não mudou muito em agosto, uma vez que o sólido crescimento do setor de serviços continuou a manter, em geral, a economia da região à tona de água, apesar da queda persistente do setor manufatureiro", revelou o Markit.

"Parece que as empresas estão a preparar-se para um período de prolongada debilidade e, em consequência, estão a mostrar uma maior relutância em contratar mais pessoas", assinala o relatório.

Por países, o documento refere a situação da Alemanha como preocupante, pois há a registar uma diminuição dos pedidos de contratação das empresas a um ritmo superior ao dos últimos seis anos.

O pessimismo entre as empresas, por seu turno, está também a aumentar, realça o relatório, lembrando que "subsiste o risco de que a principal economia da zona euro caia em recessão técnica no terceiro trimestre deste ano".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório