Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Moeda de Moçambique desvaloriza-se para 66 meticais por dólar em 2020

A consultora Fitch Solutions prevê uma desvalorização da moeda moçambicana devido ao aumento dos gastos com importações e à aceleração da inflação, fazendo um dólar valer 62,8 meticais este ano e 66 em 2020.

Moeda de Moçambique desvaloriza-se para 66 meticais por dólar em 2020
Notícias ao Minuto

11:20 - 22/08/19 por Lusa

Economia Moçambique

"O défice comercial vai continuar a criar pressões depreciatórias para a moeda moçambicana", argumentam os analistas da consultora Fitch Solutions, detida pelo mesmo grupo que é dono da agência de rating Fitch.

De acordo com uma análise da evolução do metical, enviada aos clientes e a que a Lusa teve acesso, "o metical deve continuar relativamente estável até ao final deste ano, depois de ter registado um valor de 62,8 meticais por dólar, o que compara com os 60,4 meticais por dólar em 2018".

Apesar de considerarem que a depreciação será gradual e que o banco central está bem posicionado para sustentar o metical, os analistas da Fitch Solutions escrevem que "o aumento dos preços dos bens alimentares deve levar a inflação de uma média de 3,9% em 2018 para 4,4% este ano e 5,9% em 2020".

"O nosso principal cenário mostra uma depreciação gradual do metical a longo prazo" e uma descida da taxa de juro de referência para os 12,25% até ao final deste ano, concluem os analistas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório