Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Pinto Balsemão defende incorporação dos "novos poderes" nas instituições

O presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, defendeu hoje a necessidade de ser criado "um mínimo de consensos" para resolver as questões fundamentais e advogou a incorporação dos "novos poderes" no funcionamento das instituições democráticas.

Pinto Balsemão defende incorporação dos "novos poderes" nas instituições
Notícias ao Minuto

17:03 - 13/11/13 por Lusa

Economia Empresários

"Esses consensos têm de atacar as questões fundamentais para que elas fiquem resolvidas de vez, nós não podemos continuar a colocar adesivos em feridas que estão lá e que têm de ser tratadas, nós temos que tratar as feridas para elas acabarem de uma vez para sempre", afirmou o presidente do conselho de administração do grupo Impresa e fundador do semanário Expresso.

Numa intervenção no final de um almoço promovido pelo blogue "Ânimo", do socialista António Colaço, no âmbito das comemorações dos 40 anos da revolução de Abril, Francisco Pinto Balsemão preferiu abordar de forma muito breve o 25 de Abril, centrando-de depois mais longamente no presente, um tempo que confessou preocupá-lo.

Admitindo ter críticas ao caminho que o Governo de maioria PSD/CDS-PP traçou para ultrapassar a crise, Francisco Pinto Balsemão reconheceu, contudo, que a única alternativa "é que haja entendimentos".

"É preciso que haja um consenso e esse consenso tem de ser conseguido entre as forças democráticas", disse, recusando, porém a expressão "já cansada" de "pactos de regime".

Esses consensos, defendeu, devem abranger áreas com o poder judicial, a educação ou a organização da administração pública.

Por outro lado, acrescentou o antigo primeiro-ministro e um dos fundadores do PSD, é necessário também que haja uma procura de igualdade para corrigir as "desigualdades sociais gritantes" que existem.

"Estou de acordo que elas existem. Não só a maneira de falar sobre os problemas tem se ser mais humana, mas sobretudo é preciso procurar consensos", sublinhou, manifestando o desejo de que a reunião de hoje entre o primeiro-ministro e os parceiros sociais tenha tido algum resultado positivo.

"Precisamos urgentemente disso e precisamos de que nesse consenso sejam envolvidas outras forças sociais", acrescentou, sustentando que a democracia herdada da revolução industrial e que foi sendo construída ao longo dos século está "cansada" e a "funcionar mal", havendo por isso necessidade de "incorporar no funcionamento das instituições democráticas novos poderes que entretanto foram surgindo" e cuja existência não pode ser negada.

Como exemplo de alguns dos "novos poderes" que existem atualmente o presidente do grupo Impresa apontou o Banco Alimentar Contra a Fome, que "tem vida própria, orçamento próprio e está organizado internacionalmente", ou a Fundação Calouste Gulbenkian.

"Para além dos consensos entre as forças políticas e sociais existentes em relação a determinadas matérias que são essenciais, penso que este tipo de representação ou de representatividade não está ainda apurado. Há novos poderes que não estão representados no exercício do poder democrático", insistiu.

Na sua intervenção, Francisco Pinto Balsemão falou ainda do jornalismo, reconhecendo que fazer jornalismo "em tempo de crise é muito mais difícil".

Contudo, frisou, "o jornalismo é cada vez mais necessário para que a própria democracia funcione".

A este propósito o fundador do semanário Expresso falou da importância do jornalismo para "hierarquizar" a informação e "separar o trigo do joio".

Francisco Pinto Balsemão recusou, contudo, a ideia do jornalista como "educador do povo" ou como "o quarto poder", considerando que "quanto muito será o contrapoder".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório