Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Bolsas abrem em alta animadas por retoma de negociações entre EUA e China

As bolsas europeias abriram hoje em alta, com o índice português PSI20 a acompanhar a tendência, animadas pela retoma de negociações entre os Estados Unidos e a China.

Bolsas abrem em alta animadas por retoma de negociações entre EUA e China
Notícias ao Minuto

08:59 - 19/08/19 por Lusa

Economia mercados

Cerca de 20 minutos após a abertura dos mercados, as bolsas de Frankfurt (DAX) e de Milão (FTSE MIB) seguiam a ganhar mais de 1%, enquanto Londres (FTSE 100) seguia a valorizar 0,93%.

Também as bolsas de Paris (CAC 40) e de Madrid (IBEX 35) estavam em terreno positivo, a valorizar 0,68% e 0,93%, respetivamente.

As bolsas europeias iniciaram a primeira sessão da semana animadas pelas notícias que dão conta que Washington e Pequim estão ativamente a retomar negociações para pôr fim à guerra comercial entre os dois blocos.

"Se as negociações recomeçarem ativamente, levaremos a China a Washington para uma reunião dos chefes negociadores para continuar as negociações", disse Larry Kudlow no programa Fox News Sunday, no domingo, citado pelas agências noticiosas.

Este é um dado positivo para a Europa, que enfrenta a incerteza da saída do Brexit, o que tem levado os investidores a serem mais cautelosos nos investimentos.

Documentos oficiais divulgados no domingo pelo jornal Sunday Times alertam que uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo vai implicar um período de escassez de combustível, alimentos e medicamentos e o caos nos portos britânicos.

O novo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu que o Reino Unido vai sair da UE a 31 de outubro, com ou sem acordo.

Dadas as dificuldades que se colocam a uma renegociação do acordo fechado com Bruxelas pela ex-primeira-ministra Theresa May nas 10 semanas que faltam até 31 de outubro, data prevista para o 'Brexit', a possibilidade de uma saída sem acordo parece a mais provável.

O barril de petróleo Brent, que serve de referência para a Europa, seguia a valorizar 0,88% para 59,52 dólares.

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, estava a valorizar 0,79% para 4.842,26 pontos, cerca de 20 minutos após o início da sessão, com a Mota-Engil e a Navigator a liderar os ganhos, ao progredirem mais de 2%.

Dos 18 títulos cotados, 13 estavam em terreno positivo, a REN seguia inalterada enquanto quatro títulos - Ramada Investimentos, Sonae Capital, Semapa e Ibersol - seguiam em baixa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório