Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Diretor da Nova SBE destaca "figura ímpar do Portugal moderno"

O diretor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), Daniel Traça, reconheceu hoje Alexandre Soares dos Santos como "uma figura ímpar do Portugal moderno", evocando o empenho do empresário na concretização do projeto do novo campus.

Diretor da Nova SBE destaca "figura ímpar do Portugal moderno"
Notícias ao Minuto

16:31 - 17/08/19 por Lusa

Economia Alexandre Soares dos Santos

"Deixamos de ter connosco uma figura ímpar do Portugal moderno. Mas ficará para todo o sempre um exemplo que deverá inspirar gerações para o progresso do país", disse o diretor, citado em comunicado à imprensa.

Alexandre Soares dos Santos, antigo presidente da Jerónimo Martins (JM), morreu na sexta-feira, aos 84 anos.

De acordo com Daniel Traça, o apoio e a inspiração de Alexandre Soares dos Santos constituiu um fator decisivo para o sucesso da Nova SBE, tendo para com a memória do empresário "uma dívida" que vai exigir ainda mais "empenho e determinação".

"Alexandre Soares dos Santos teve o talento único de aliar a ambição, a visão e a capacidade de implementar com a humildade e a generosidade de pôr a sua obra e as pessoas à frente de si próprio", sublinhou o diretor.

Elísio Alexandre Soares dos Santos, que morreu na sexta-feira, aos 84 anos, nasceu no Porto em 1934, começando a carreira profissional em 1957 na Unilever e depois, até 1967, foi diretor de 'marketing' da Unilever Brasil, entrando no ano seguinte para o Conselho de Administração da JM como administrador-delegado, cargo que acumulou com o de representante na 'joint-venture' com a Unilever.

Em fevereiro de 1996 passou para a presidência do Conselho de Administração da JM, cargo que ocupou até abril de 2003, quando passou a presidente não executivo ('chairman'), até 18 de dezembro de 2013.

Em 2009, Alexandre Soares dos Santos criou a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que gere o portal "Pordata", Base de Dados do Portugal Contemporâneo, e lançou uma coleção de livros de ensaio, a preços reduzidos, sobre temas da atualidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório