Soares dos Santos "é uma das maiores referências do empresariado português e um dos maiores investidores e empregadores da economia nacional", lê-se na nota.
"Além de ter constituído o maior grupo empresarial português, distinguiu-se pela forma acutilante e corajosa como intervinha na reflexão e discussão da política económica e social do país", acrescenta o texto, assinado pelo presidente da AIP, José Eduardo Carvalho.
A associação de empresários portugueses manifesta "profundo pesar" pela perda e endereça condolências à família do antigo presidente da Jerónimo Martins.
Alexandre Soares dos Santos morreu na sexta-feira, aos 84 anos.
O empresário, um dos homens mais ricos de Portugal, fez evoluir a Jerónimo Martins de pequena empresa familiar a um dos maiores grupos empresarias do país, lançando a marca Pingo Doce, colocando o grupo em Bolsa e expandindo-o internacionalmente para o Brasil, Polónia e Colômbia.
Em 2009, criou a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que gere o portal Pordata, Base de Dados do Portugal Contemporâneo, e lançou uma coleção de livros de ensaio, a preços reduzidos, sobre temas da atualidade.