A empresa, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, revelou ter, no seu plano de investimento, "um conjunto de projetos que visa assegurar a redundância da rede elétrica e, por essa via, a fiabilidade no fornecimento de energia no distrito de Évora".
Este conjunto de projetos implica um investimento de 3,2 milhões de euros na rede elétrica deste distrito alentejano, tanto na de Média Tensão (MT), como na de Baixa Tensão (BT) destacou a empresa.
Contactada pela Lusa, fonte da EDP Distribuição explicou que os projetos integram "o plano de investimento anual", pelo que as obras vão sendo realizadas "ao longo de todo o ano", tendo algumas delas até já sido efetuadas.
As intervenções na rede de MT representam "um investimento total na ordem dos 1,8 milhões de euros e assumem-se como um significativo contributo no reforço da qualidade do serviço prestado pela EDP Distribuição ao distrito de Évora", pode ler-se no comunicado.
A empresa "está a proceder a uma nova interligação de sete quilómetros de rede aérea de MT e à instalação de mais de 50 pontos de telecomando e controlo na rede MT", indicou a nota de imprensa.
"Este investimento permite a pronta atuação do Centro de Condução, tanto no isolamento de troços em avaria, como na reposição de serviço ou reconfiguração da rede, reduzindo os tempos de regime especial de exploração das centrais fotovoltaicas e permitindo reorientar a utilização de meios e recursos no terreno para a resolução de avarias", explicou.
Adicionalmente, acrescentou, está ainda previsto "o reforço da rede de comando e controlo das Subestações de Terena e Vila Viçosa" e "a remodelação de cerca de cinco quilómetros de rede aérea de MT, assim como a aplicação de medidas complementares nas redes elétricas para a proteção da avifauna", tendo em vista a "sustentabilidade do sistema".
Para reduzir o impacto ambiental, "está igualmente previsto o enterramento de uma linha aérea MT em Estremoz", frisou.
Quanto às redes de BT, o plano de investimento para 2019 prevê um investimento que totaliza os 1,4 milhões de euros, disse a empresa.
Neste âmbito, a EDP Distribuição destacou "as beneficiações das redes BT e iluminação pública e ligação de novos clientes, através da substituição total das redes existentes" por outras novas, mediante a "aplicação de tecnologias atuais, com melhoria da integração paisagística e ambiental e com reforço da sua capacidade e aumento de fiabilidade".