Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Função Pública. Salários subiram 1,2% com descongelamento a ajudar

Os dados foram divulgados, esta quarta-feira, pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público.

Função Pública. Salários subiram 1,2% com descongelamento a ajudar
Notícias ao Minuto

12:07 - 14/08/19 por Notícias ao Minuto

Economia Função Pública

Os salários da Função Pública sofreram um aumento de 1,2% no 2.º trimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A ajudar esteve o aumento do salário base e, ainda, o descongelamento das carreiras, de acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público, divulgada, esta quarta-feira, pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público. 

Quer isto dizer que em abril deste ano o valor médio dos salários da Função Pública situava-se em 1.482,5 euros, tendo registado também um aumento face aos primeiros três meses do ano. 

"Em abril de 2019, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no sector das administrações públicas situava-se em cerca de 1.482,5 euros, correspondendo a uma variação global média de 0,3% em relação ao mês de referência do trimestre precedente (janeiro 2019); e, a uma variação homóloga de 1,2%, por efeito essencialmente da atualização do valor da remuneração base praticada no sector, que passou a ser igual ou superior a 635,07 euros, bem como do processo gradual de descongelamento de todas as carreiras", pode ler-se no documento.

Adianta ainda o mesmo boletim que a 30 de junho de 2019, o emprego no sector das administrações públicas situou-se em 690.494 postos de trabalho, segundo o mesmo comunicado. 

"Face a 31 de dezembro de 2011, o emprego assinalou uma quebra de 5,1%, correspondente à redução de 37 291 postos de trabalho, sendo a administração central o subsector que revela a maior diminuição de trabalhadores: menos 30 469 postos de trabalho que traduzem, em termos percentuais, uma quebra de 5,5%", pode ler-se. 

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório