Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2019
Tempo
29º
MIN 23º MÁX 33º

Edição

Economia tem "bases sólidas" para lidar com "riscos" exteriores

O INE revelou, esta quarta-feira, que a economia portuguesa cresceu 1,8% no segundo trimestre do ano.

Economia tem "bases sólidas" para lidar com "riscos" exteriores

O gabinete do ministro das Finanças, Mário Centeno, considera que os números revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) confirmam que a economia portuguesa tem bases sólidos para enfrentar o cenário externo de riscos. 

"A economia Portuguesa tem hoje bases sólidas para enfrentar um contexto externo pautado pela acumulação de riscos.A recuperação do investimento ao longo dos últimos anos, a estabilização do setor financeiro, o reequilíbrio das contas externas e os progressos alcançados na consolidação estrutural das contas públicas constituem pilares sólidos para o crescimento económico nos próximos anos", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

O INE divulgou, esta quarta-feira, que crescimento do produto interno bruto (PIB) foi de 1,8% no segundo trimestre, estabilizando face aos primeiros três meses do ano. Ainda assim, este número ficou acima das expectativas dos analistas consultados pela agência Lusa. 

Segundo a estimativa rápida do INE, em termos homólogos, "o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu, refletindo a desaceleração das despesas de consumo final e, em larga medida, do investimento".

De acordo com a tutela, "o crescimento do PIB continua a ser pautado pelo crescimento do emprego e pela redução do desemprego, tendo sido criados,no segundo trimestre de 2019, mais 42,5 mil empregos por comparação com o segundo trimestre de 2018", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório