Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Crescimento da economia estabilizou no segundo trimestre

Crescimento da economia estabilizou nos 1,8%, ainda assim acima das expectativas doa analistas consultados pela Lusa.

Crescimento da economia estabilizou no segundo trimestre
Notícias ao Minuto

09:32 - 14/08/19 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia INE

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, que crescimento do produto interno bruto (PIB) foi de 1,8% no segundo trimestre, estabilizando face aos primeiros três meses do ano. Ainda assim, este número ficou acima das expectativas dos analistas consultados pela agência Lusa

"O Produto Interno Bruto (PIB), em termos homólogos, aumentou 1,8% em volume no 2º trimestre de 2019 (taxa idêntica à do trimestre anterior)", pode ler-se no relatório da agência de estatísticas. 

Segundo a estimativa rápida do INE, em termos homólogos, "o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu, refletindo a desaceleração das despesas de consumo final e, em larga medida, do investimento".

"Em sentido contrário, o contributo da procura externa líquida foi menos negativo que o observado no trimestre anterior, em resultado da maior desaceleração das importações de bens e serviços que a observada nas exportações de bens e serviços", acrescenta.

Três analistas ouvidos pela Lusa estimam um crescimento homólogo médio da economia portuguesa de 1,7% no segundo trimestre, com estimativas de entre 1,6% e 1,8%, e dois preveem um aumento de 0,5% em cadeia.

PIB português aumentou 1,8% no primeiro trimestre do ano em termos homólogos, acima dos 1,7% do trimestre anterior, e 0,5% em cadeia, impulsionado pela procura interna, divulgou o INE em 15 de maio.

O Governo espera que a economia cresça 1,9% no conjunto de 2019, acima dos 1,7% previstos pela Comissão Europeia, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco de Portugal e também acima dos 1,6% antecipados pelo Conselho das Finanças Públicas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório