Causeway Bay, que ultrapassou a 5.ª Avenida em 2012, tornando-se na zona com o arrendamento de espaços comerciais mais caro do mundo, registou já este ano um aumento do valor das rendas comerciais de 14,7%, segundo os dados do estudo.
A renda de espaços comerciais atinge, em média, os 24.983 euros anuais por metro quadrado nesta área da Região Administrativa Especial chinesa.
O aumento do valor das rendas de espaços comerciais em Causeway Bay está relacionado com a "uma forte procura por parte das marcas de luxo" para se instalarem nessa zona, concluiu o mesmo estudo, salientando que na antiga colónia britânica as rendas registaram um aumento anual de 21,8%.
A 5.ª Avenida continua a ser a segunda área comercial mais cara do mundo, onde as rendas de espaços comerciais ascendem a 20.702 euros por metro quadrado.
Nos Estados Unidos, as rendas subiram este ano 3,7% face a 10,9% no ano passado devido a um "ambiente económico menos favorável e ao aumento da oferta disponível em alguns países, como o Brasil", refere a Cushman & Wakefield.
Os Champs-Élysées, em Paris, registaram a maior subida dos preços das rendas este ano, de 38,5% para 13.255 euros por metro quadrado, depois de uma subida de 30% em 2012.
Se a renda anual por metro quadrado da avenida parisiense continua longe dos valores praticados em Hong Kong e Nova Iorque, "os mais belos locais dos Champs-Élysées continuam a arrendar-se a valores recorde", constatou o diretor-geral da Cushman & Wakefield França, Christian Dubois, citado pela agência AFP.
Para 2014, a Cushman & Wakefield tem a expetativa de que, à exceção de alguns países afetados pela crise, como Grécia e Irlanda, os valores das rendas de estabelecimentos comerciais se mantenham "estáveis ou continuem a aumentar".