Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2019
Tempo
28º
MIN 23º MÁX 32º

Edição

Ao terceiro dia, motoristas recusam cumprir serviços mínimos

Pedro Pardal Henriques adiantou, esta quarta-feira, que os trabalhadores não vão cumprir os serviços mínimos neste que é o terceiro dia de greve.

Ao terceiro dia, motoristas recusam cumprir serviços mínimos

Ao terceiro dia de greve, o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, anunciou que os trabalhadores não vão cumprir nem os serviços mínimos, nem a requisição civil, no seguimento de o Governo ter dito que 14 motoristas não cumpriram a requisição civil.

"Ninguém vai cumprir nem requisição civil, nem serviços mínimos", adiantou o advogado do sindicato, em declarações aos jornalistas, em Aveiras de Cima. 

Em causa, sublinhe-se, está o facto de o Governo ter anunciado, no final de terça-feira, que 14 motoristas não cumpriram a requisição civil, motivo pelo qual 11 desses já tinham sido notificados.

"Se vai um motorista ser preso, então o senhor ministro tem de trazer grandes autocarros para levar os 800 motoristas do país, porque eles estão cansados desta humilhação", apontou o vice-presidente do SNMMP. "Estas pessoas estão extremamente chateadas com o Governo, com as empresas, que mantêm isto nesta passividade, e ontem ficaram chateados com o senhor ministro ter dito que há 11 pessoas que foram notificadas para ser detidas e que há três que não conseguiram identificar", justificou Pardal Henriques.

Portugal está, desde sábado e até às 23:59 de 21 de agosto, em situação de crise energética, decretada pelo Governo devido a esta paralisação, o que levou à constituição de uma Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA), com 54 postos prioritários e 320 de acesso público.

A greve foi convocada pelo SNMMP e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias para reivindicar junto da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) o cumprimento do acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório